Evento reúne os principais destinos brasileiros em São Paulo.
A Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com o Sebrae-AL, ABIH-AL, ABAV-AL, Secretaria de Turismo de Maceió (Semptur) e o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) do Turismo, se prepara para participar de um dos maiores eventos do turismo brasileiro, a III edição do Salão do Turismo, que acontece em São Paulo, entre os dias 18 e 22 deste mês.
Além de divulgar os roteiros e produtos que o Estado oferece, o evento tem um espaço para rodadas de negócios, em que os empresários de receptivo irão apresentar seus produtos e tarifários para operadores de turismo e negociar pacotes. As rodadas do Salão acontecerão nos dias 19 e 20, das 8 às 18 horas.
Com vista na importância da participação dos empresários alagoanos nas rodadas de negócios, a Setur-AL e o Sebrae-AL promoveram nesta segunda-feira, uma capacitação para as empresas que irão participar do Salão do Turismo, com estratégias, formas de fechar negócios, como vender eficazmente os produtos e serviços turísticos.
De acordo com o diretor de Promoção, de Capacitação e Qualificação da Setur, Renato Lobo, foram dois meses de seleção e trabalho com os empresários a fim de capacitá-los e adequá-los às normas do evento. “Temos oito empresas participando dessa rodada, que foram selecionadas através de alguns critérios, como o cadastro no Sebrae e no Cadastur, programa do Ministério do Turismo que visa fortalecer a atuação formal e séria no turismo brasileiro”, destaca Renato.
A expectativa, ainda segundo Lobo, é de que cada receptivo atenda 10 operadoras durante o evento. “A capacitação foi uma excelente oportunidade para alinhar informações sobre o nosso destino, além de oportunizar uma troca de conhecimentos com os empresários do trade. Esse trabalho possibilita ao Estado, parceiros e à iniciativa privada atuarem com a mesma linguagem e ampliarem a capacidade de diversificação dos produtos e serviços turísticos de Alagoas”, acrescenta.
Além da rodada, Alagoas apresentará seus novos roteiros, dentro da estratégia da segmentação dos produtos da Setur, com os temas: Aventura e Esporte, Praias, Gastronomia, Cultura e Etnia, e Negócios e Eventos; e das regiões: Maceió, Lagoas e Mares do Sul, Costa dos Corais, Cidades Históricas e Rio São Francisco.
Salão do Turismo – A terceira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Objetiva ainda renovar, fortalecer e incentivar os canais de distribuição e comercialização dos roteiros.
São esperados 100 mil visitantes no 3º Salão do Turismo, que, entre outras atrações, terá a Feira de Roteiros Turísticos, Vitrine Brasil – um espaço para o artesanato, manifestações artísticas e área de gastronomia – Rodada de Negócios, Núcleo de Conhecimento e Missões Promocionais.