Categorias: Saúde

Hemoal realiza campanha de doação de sangue

Doador receberá uma camisa da campanha e lanche especial.

De 16 a 21 de junho o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza a Campanha de Doação de Sangue Junina na Luta contra a Dengue, cujo slogan é “Sua doação de sangue faz a diferença na luta contra a dengue”. Nesta segunda-feira (16), às 10 horas, o secretário de Saúde, André Valente, participa da cerimônia de abertura, cujo objetivo é estabilizar o estoque de sangue, já que os casos de dengue hemorrágica têm crescido e a demanda transfusional aumenta durante os festejos juninos.

Cada doador voluntário receberá, após a doação, uma camisa alusiva à campanha, material informativo para dirimir as dúvidas quanto a doação de sangue e um lanche especial, composto de guloseimas juninas. “Sabemos que a cultura do receber está enraizada na mente da maioria da população, por isso, temos que realizar um trabalho educativo para mostrar que nos tornamos pessoas melhores quando nos doamos. Principalmente quando essa doação se trata do sangue, um remédio eficaz para o salvamento de vidas e que não é encontrado em farmácia, apenas por meio da solidariedade”, evidencia a diretora do Hemoal, médica Izaura Alves Pinto.

E para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que os candidatos possam seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde, uma vez que, além de boa saúde, é necessário ter idade superior a 18 anos, pesar – no mínimo – 50 kg e está portando um documento de identificação com foto. O voluntário também deve, além destes pré-requisitos, não ter contraído Doença de Chagas, AIDS, Sífilis e, após os 10 anos, Hepatite.

Recomenda-se comparecer ao Hemoal bem alimentado e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três. Já quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para àquelas que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.

Equipamentos

Também nesta segunda-feira, o secretário de Saúde, André Valente, faz a entrega de equipamentos para o atendimento de urgência no Ambulatório de Hematologia, que atende a pacientes vítimas de doenças hematológicas. No total serão 24 itens, entre desfibriladores, eletrocardiógrafo, monitor cardíaco, aspirador de secreção, otoscópios, estetoscópios, maca, balança digital, entre outros.

Os recursos disponibilizados, no valor de R$ 57.927,50 mil, são oriundos do Programa Estratégico de Reestruturação do Atendimento de Urgência e Emergência Hospitalar do Estado (Provida). O Ambulatório de Hematologia do Hemoal é referência para o atendimento hematológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião haverá a inauguração da Sala de Videoconferência do Hemoal, cuja instalação é resultado da parceria entre a Coordenação da Política Nacional de Sangue (MS) e o Núcleo de Tele Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo é possibilitar que todos os hemocentros do Nordeste troquem informações e experiências em tempo real, o que contribui para o aperfeiçoamento dos servidores e melhoria na qualidade do atendimento aos usuários.