Categorias: Economia

Quase 50% das músicas de MP3 são ilegais

Esse índice é ainda maior entre os mais jovens.

Ilustração

Ilustração

Os jovens com idades entre 14 e 24 anos possuem em seus reprodutores portáteis de MP3 uma média de 800 canções baixadas ilegalmente, afirma um estudo conduzido pela University of Hertfordshire. Como esses aparelhos comportam, em média, 1.770 músicas, cerca de 48% delas foram copiadas de maneira ilícita.

Esse índice é ainda maior entre os mais jovens: nos aparelhos dos garotos com idades entre 14 e 17 anos, 61% das canções foram adquiridas deste modo.

Cerca de 96% dos jovens entrevistados com idades entre 18 e 24 anos admitiram ter copiado música ilegalmente, um percentual que diminui ligeiramente, para 89%, na faixa de idade mais baixa. O compartilhamento de música ocorre geralmente através dos amigos, copiando CDs, transferindo músicas diretamente do computador do outro ou enviando-as via e-mail.

Além disso, 80% dos entrevistados declararam ser a favor da introdução de um serviço que permita baixar músicas de forma legal por meio do pagamento de uma quantia mensal cobrada direto no pacote de conexão.

A organização British Music Rights apóia essa medida e planeja alcançar já nas próximas semanas um acordo de provedores como a Virgin Media.