Categorias: Interior

Parceria qualifica profissionalmente 127 jovens

Ação atinge jovens e adultos de Santa Luzia do Norte.

O Governo do Estado – por meio da diretoria de Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, desenvolve no município alagoano de Santa Luzia do Norte, a 27 km de Maceió, ações de qualificação profissional para 127 educandos que querem iniciar seu próprio negócio. A ação tem como objetivo oferecer novas oportunidades de trabalho e renda, mostrando perspectiva através de informações e conhecimentos de grande importância no dia-a-dia profissional, independente da área atuante.

Desta vez, os educando estão sendo contemplados com os cursos de Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza, Corte e Costura, Arte e Culinária: Doces e Salgados, Bordados, Industrialização de Doces, Eletricista Instalador Residencial, Mecânico de Refrigeração Residencial e Instalador Hidrossanitário, cada um com 200h aula. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são as entidades responsáveis pela execução dos cursos.

Os treinamentos são realizados de segunda a sábado com turmas entre 16 e 18 educandos e devem terminar no dia 30 de junho deste ano. Cada turma possui cerca de 18 alunos. Para o educando do curso de Instalador Hidrossanitário, Alberto Rodrigues, 20 anos, a capacitação é uma oportunidade de se especializar em uma profissão e conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Esse curso vai nos ajudar bastante”, afirma Alberto, dizendo que, após terminar o curso espera ser contratado de imediato.

Já para Eliza Mendes, de 43 anos, do curso de corte e costura, disse que antes de começar o curso já tinha uma certa experiência, mas mesmo assim quis se especializar com o objetivo de, em breve, poder vender sua própria produção. Eliza disse que a turma produz saias, bermudas, shorts, blusas, vestidos e, até peças íntimas, como sutiãs e calcinhas. “Por enquanto, é só para uso pessoal, mas pretendemos trabalhar por conta própria e ganhar o nosso dinheiro”, explica, dizendo que, a partir de agora, Santa Luzia terá várias costureiras. “Até pensamos em nos juntar e formar uma cooperativa”.

De acordo com a educanda Eliza Mendes, Juliana de Souza, 17 anos, da turma de Industrialização de Doces, disse também que seu objetivo é progredir na área, para que mais tarde possa abrir seu próprio negócio. Depois de conversar com a maioria dos alunos, ficou constatado que a necessidade é conseguir uma vaga no mercado de trabalho, onde eles possam ter uma profissão digna para sustentar suas famílias. A expectativa é enorme, até pela dificuldade de se conseguir uma profissão. Mas, com os cursos de Qualificação Profissional, com certeza, essas pessoas terão a garantia de que não ficarão desempregadas.

Permitindo a inserção e atuação cidadã de pessoas no mercado de trabalho, as ações de qualificação estão sendo executadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com contrapartida do Estado, que chegou em boa hora para o benefício da população de Santa Luzia do Norte. Parceria entre o governo estadual e federal, a ação tem como objetivo atender a população prioritária da Resolução nº 333 de 10 de julho de 2003 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Essa iniciativa não é de hoje. Tudo começou no mês de julho do ano passado, quando a então diretora de Qualificação Profissional, Rita Romeiro, recebeu a visita do líder comunitário, Sr. Petrúcio, na sede da pasta para colocar as necessidades de execução dos cursos para a população. A parir daí, Rita Romeiro foi até o município de Santa Luzia do Norte conhecer os projetos e garantir apoio quanto à qualificação de comunidades. Na última ação realizada pela Secretaria do Trabalho, foram beneficiadas aproximadamente 50 famílias quilombolas envolvidas na fabricação de doces típicos e produtos provenientes da mandioca.