Categorias: Interior

Encontro discute reforma agrária em Alagoas

Evento será realizado de 19 a 20 deste mês.

Os principais assuntos da reforma agrária em Alagoas serão discutidos no II Encontro Estadual dos Assentados do Banco da Terra, que será realizado nos dias 19 e 20 desse mês pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), no Centro Social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), em Maceió.

O encontro deverá reunir mais de 100 participantes, entre membros dos 35 assentamentos do Banco da Terra, técnicos, gerentes e diretores do Iteral e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os principais temas que serão discutidos são: política de assistência técnica púbica, inadimplência dos empréstimos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), renegociação das dívidas do Banco da Terra, revitalização das unidades produtivas, introdução do cultivo do bambu para uso múltiplo, agroindústria da agricultura familiar, quitais produtivos e bibliotecas Arcas do Saber.

O presidente do Iteral, Geraldo de Majella, salienta a importância do evento para os assentados, que poderão interagir diretamente com os principais gestores do MDA que tratam da agricultura familiar e do Programa Banco da Terra. “Será uma oportunidade de debater com gestores, técnicos e consultores com longa experiência no trabalho de organização dos agricultores familiares”, ressalta. “Vamos estabelecer metas de trabalho e, ao mesmo tempo, aproximar os assentados do Iteral e do governo do Estado”, complementa Geraldo de Majella.

“Não só os problemas, mas também os modos de resolvê-los serão discutidos pelos assentados, que ainda poderão tirar dúvidas, fazer comentários e reivindicações”, avisa o coordenador dos assentamentos do Banco da Terra pelo Iteral, José Ivanildo Alves. Ao final do encontro, uma lista de reivindicações será entregue ao governo do Estado, numa reunião que deverá ser marcada logo em seguida.