Luciano Cabral recebe equipe do Ministério da Justiça.
A Coordenação Nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) chega nesta quinta-feira, 19, a Maceió para discutir a implantação do programa na capital na área de esportes. O secretário de Esporte e Lazer do município, Luciano Cabral, vai receber a equipe do Ministério da Justiça para traçar as ações da prefeitura nessa área.
Segundo o secretário, o encontro vai permitir que a coordenação do Pronasci conheça algumas idéias e projetos já elaborados pela Prefeitura. "Além disso, o pessoal também vai participar, na sexta-feira (20), do lançamento do Programa Segundo Tempo", revela Cabral.
Além da área de esportes, o Pronasci também prevê ações em segurança, cultura, saúde e educação. Para viabilizar essas ações, foi criado em abril o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, presidido pelo prefeito Cícero Almeida, e que tem como secretário-executivo o chefe da assessoria militar da Prefeitura de Maceió, coronel Walter do Valle.
Além deles, também são integrantes do GGI-M os gestores das áreas sociais do município, das áreas de segurança municipal, estadual e federal e do coordenador do Pronasci em Alagoas, Narciso Fernandes.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci marca uma iniciativa inédita no enfrenta-mento à criminalidade no país. O programa articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para isso, o governo federal investirá R$ 6,7 bilhões até o fim de 2012.