Eles dizem que estão pagando empréstimos fantasmas.
A delegada Maria Aparecida de Araújo, titular da Delegacia do 3º Distrito, revelou nesta quarta-feira (18), haver aberto quatro inquéritos, nos últimos 30 dias, para apurar denúncias de aposentados. Eles alegam que estão sendo lesadas pela empresa Uniões Brasileiras do Servidor Público (USBP), que tem sede na Praça do Pirulito, no Centro.Segundo as vítimas, o banco Shaim, de São Paulo, vem descontando empréstimos fantasmas, que jamais fizeram.
“Acredito que outros delegados tenham recebido queixas semelhantes”, declarou a delegada.O aposentado Jerônimo de Luna Morais, 70, que esteve na manhã desta terça-feira (17) naquela distrital revelou que o banco Shaim que vem descontando mensalmente de sua aposentadoria, a importância de R$ 263,85.Ele disse ter procurado a representante do banco, Tânia Maria, mas ela nunca se encontra na empresa para resolver o problema.
“A UBSP devolveu quatro das nove prestações e um funcionário pediu para não prestar queixa do fato”, revelou.O empréstimo teria sido contratado pelo corretor, identificado como José Carlos, que está sendo processado por outras vítimas. A delegada Maria Aparecida encaminhou ofício ao INSS, solicitando o cancelamento dos descontos. Jerônimo garantiu que nunca pediu empréstimo e ficou surpreso com os descontos em sua aposentadoria. Ele reside, em Ibateguara, e está precisando vir mensalmente a Maceió para tentar resolver o problema junto a USBP.