A maioria tem idade entre 81 e 85 anos.
No mais recente relatório do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa Vitimizada (Napiv), que traça o perfil social dos idosos vítimas de violência, foi verificado que 67,06% são mulheres. A maioria das vítimas tem idade entre 81 e 85 anos, mas há casos de idosos vitimizados com mais de 90 anos. Outro dado é que 36,47% desses idosos são viúvas e possuem casa própria.
No relatório, foi verificado ainda que das 99 denúncias recebidas pelo (Napiv), 27 foram feitas pela população que mora nos bairros da Secretaria Executiva Regional (SER) IV. Esse número se refere ao período de 19 dezembro de 2007 até 31 de maio deste ano. Nas demais Regionais, as denúncias recebidas foram as seguintes: SER-I: 8 (9, 41%); SER-II: 11 (12,94%); SER-III: 17 (20%); SER-IV: 27 (31,76%); SER-V: 11 (12,94%); e SER-VI: 11 (12,94%).
As denúncias são feitas, principalmente, pelo Fala Fortaleza (0800-285-0880), serviço disponibilizado pela Prefeitura. Contudo, a Ouvidoria Geral do Município, Ministério Público do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretarias Executivas Regionais (SERs) e os centros de Referência da Assistência Social (Cras) também podem ser acionados.
As denúncias são importantes para fortalecer o combate à violência contra o idoso, que acontece principalmente no seio familiar. Cada denúncia recebida pelo Napiv é averiguada e, se confirmada, são feitas visitas domiciliares com atendimentos individuais e grupais para o idoso e sua família. Além disso, são disponibilizados serviços terapêuticos, socioeducativos, através de grupos e rodas de conversa. Articulado à rede de serviços socioassistenciais, o Núcleo encaminha ainda, as situações de violação de direitos aos órgãos competentes, como o Ministério Público, Defensoria Pública e Varas de Famílias.