Categorias: Interior

Técnicos agrícolas da Adeal são capacitados

Dezesseis novos técnicos agrícolas serã capacitados.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) deu início, nesta quarta-feira (25), ao curso de capacitação para fiscais agropecuários em barreiras sanitárias fixas.

Durante a abertura do evento, que acontece no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), até a próxima sexta-feira (27), o diretor presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante, lembrou da responsabilidade dos fiscais. “Vocês serão elementos filtrantes. Terão o encargo de evitar que enfermidades entrem no estado, e isso é fundamental. Porque depois que o problema está aqui dentro, o controle se torna muito mais difícil”.

O diretor citou ainda as principais características de um fiscal agropecuário. “Fazer defesa exige autoridade, conhecimento e apoio político. Este suporte o Governo do Estado têm oferecido à Adeal. E com esse curso, espero que vocês saiam daqui com os três elementos”, enfatizou.

O secretário interino da Agricultura, Jorge Dantas, o presidente da Faeal, Álvaro Almeida e o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Edílson Maia, participaram da cerimônia de abertura, que reuniu ainda, os gerentes de Barreiras e Defesa Animal da Adeal, Eduardo Borges e Cícero Cavalcante, respectivamente.

Durante o curso, os 16 novos técnicos agrícolas, selecionados através de concurso público, que vão atuar nas cinco barreiras da Agência, em Novo Lino, Maragogi, Palmeira dos Índios, São José da Laje e Porto Real do Colégio, receberão instruções sobre programas, normas e procedimentos de defesa sanitária animal e vegetal.

O Curso é o primeiro de uma série de treinamentos que serão promovidos pela Adeal. “A defesa agropecuária exige um conhecimento específico, que não é ensinado nas faculdades e cursos profissionalizantes. Por isso, estamos capacitando todos os novos contratados”, explica Hibernon.

Nos dias 30 de junho, 1° e 2 de julho, os 21 novos médicos veterinários farão uma visita técnica à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Endagro). Já entre os dias 7 e 11, a Adeal recebe a equipe técnica e o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza, para ministrarem uma série de palestras sobre os programas oficiais de sanidade animal.