Ela fugiu de casa depois de pate-papo no Orkut.
Uma amizade pela internet resultou em um grande susto para a mãe de Giovana Dias Fernandes, 15 anos. A adolescente saiu de Praia Grande (SP), onde mora com a família, no dia 18 de junho, e foi encontrada nesta quinta-feira em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Ana Cláudia Dias Fernandes, 37 anos, afirma que a filha não tinha problemas em casa e que a fuga foi arquitetada em uma conversa pela web:
— Minha filha fugiu para encontrar uma amiga da Internet.
Vinda de uma família de classe média, Giovana não levava uma vida difícil, segundo Ana Cláudia. Ela define a filha como uma garota meiga, extrovertida, tranqüila e divertida, que aparentava apenas estar enfrentando problemas para se adaptar à escola, onde começou a estudar este ano.
— Não entendo, ela não saia de casa sozinha. Sempre priorizei ela aos irmão (os gêmeos de nove anos e um menino de três), justamente por saber que a adolescência é uma fase difícil. Ela não tem pai, mas sempre fui muito amiga dela.
Eram 20h do dia 18 de junho quando o drama de Ana Cláudia começou. Giovana havia saído de casa dizendo que visitaria uma amiga. Estranhando a demora da filha, Ana Cláudia decidiu procurá-la. No outro dia, por volta das 8h, Giovana ligou para uma tia pedindo que tranqüilizasse a mãe. Horas mais tarde, uma amiga virtual do Ceará da adolescente contatou a família e falou sobre um e-mail de Giovana dizendo que estava fugindo para a casa de uma outra amiga, de 14 anos, no Rio Grande do Sul.
— Ela e a menina do Sul eram amigas de Internet há pelo menos dois anos. Uma vez conversei com ela sobre o assunto. Disse que achava estranha essa amizade. Ela dizia que confiava muito na garota, que conversava com ela sobre coisas que não tinha coragem de conversar com mais ninguém. Pensei que era coisa besta, de menina.
No final de semana, mãe e filha trocaram recados pelo orkut. Giovana pediu que ficassem tranqüilos, que ela estava bem. Agora, passada a tensão, Ana Cláudia aguarda ansiosa o reencontro, que só deve ocorrer na noite desta quinta-feira. Ela disse que não pretende repreender a filha, apenas quer conversar e entender o que a motivou a tomar essa atitude.
ZEROHORA.COM