Fla, levou a melhor na Ilha.
Rio – Em jogo muito movimentado e com um final emocionante, o Flamengo fez 2 a 1 diante do Sport, na Ilha do Retiro, e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. Os cariocas dominaram grande parte da partida e sofreram o empate em um lance curioso, onde a bola desviou no montinho artilheiro e enganou o goleiro Bruno. Obina foi o destaque do jogo com dois gols, o último nos acréscimos – em grande jogada de Kleberson e Juan. Pelo Sport, quem balançou as redes foi o meia Francisco Alex.
O caldeirão da Ilha do Retiro, estádio do Sport, em Pernambuco, fervia no começo do confronto e a alta temperatura de Recife fazia os dois times tocarem muito a bola. O Campeão da Copa do Brasil começou melhor pressionando o líder do Brasileirão.
O primeiro chute à meta do goleiro Bruno aconteceu aos 9 minutos, em boa tabela entre Enilton e Carinhos Bala. O disparo saiu forte, mas por cima do gol.
O técnico Caio Júnior apostava na entrada de Renato Augusto para melhorar a criação. O camisa 10 da Gávea buscava articular as jogadas rubro-negras e levava perigo ao gol de Magrão.
Aos 17 minutos um lance curioso. A dupla de zaga do Flamengo, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim, chegou junto à área do adversário. Depois de um lance de bola parada, onde os defensores buscaram a jogada aérea, o lance seguiu e caiu no pé de Renato Augusto, que achou o capitão rubro-negro na meia lua. Fábio dominou e ajeitou para seu companheiro de defesa, que finalizou com perigo, no canto direito do goleiro do Sport.
O jogo melhorou na metade do primeiro tempo. Os dois times passaram a freqüentar mais o campo do adversário. Os pernambucanos apostavam no trio de ataque Carlinhos Bala, Enilton e Roger. Já o Flamengo insistia em penetrar pelo meio. Porém, os dois times eram muito prejudicados pelo péssimo estado do gramado.
Aos 31 minutos, a ordem dos fatores alterou o produto. Obina apareceu na linha de fundo e cruzou na medida para o lateral Juan, que colocou a bola por cima do gol. No lance seguinte a ordem foi respeitada, mas também sem sucesso. Dessa vez quem cabeceou foi o camisa 18, porém o juiz marcou a falta do atacante.
No último lance da primeira etapa, o campo atrapalhou novamente o ataque carioca. O meia Renato Augusto arriscou mais uma vez de fora da área, mas antes do chute a bola subiu e o arremate saiu por cima da meta.
No segundo tempo as duas equipes retornaram com a mesma formação e o técnico do Flamengo, Caio Júnior, pediu que seu time virasse mais as jogadas e utilizasse as laterais do campo para buscar a vitória.
Assim como no primeiro tempo, o time de Nelsinho Batista começou melhor e em dois lances mostrou que a ambição que faltou nos primeiros 45 minutos estava presente.
Em uma bola parada, a jogada ensaiada pelo técnico Caio Júnior, que já havia tentado e errado o mesmo lance nos jogos contra São Paulo e Ipatinga, desta vez surtiu efeito. Na cobrança, Cristian rolou curtinho para Juan que, com a visão aberta do lance, cruzou para Obina, que ganhou no alto do zagueiro e colocou de cabeça no canto, sem chance para o goleiro.
Em seguida, aos 10 minutos da segunda etapa, Leonardo Moura chutou de longe com muito perigo e obrigou Magrão a jogar a bola para escanteio.
O Sport sentiu o gol e adiantou sua marcação para surpreender os flamenguistas. Com isso, o time do Rio de Janeiro passou a explorar ainda mais os contra-ataques.
O treinador do Flamengo mexeu em sua equipe com 24 minutos do segundo tempo. Marcinho deu lugar a Diego Tardelli.
O Leão da Ilha do Retiro pressionava, quando Francisco Alex carregou a bola de frente para o gol e chutou forte. Bruno se posicionava para a defesa quando a bola bateu no montinho artilheiro e mudou de trajetória, enganando o goleiro e empatando a partida.
Depois do gol, Caio Junior tirou Renato Augusto para a entrada de Kleberson, alteração que já faria antes mesmo do empate pernambucano.
O Sport cresceu muito depois do gol e em boa jogada pela direita, Luizinho Neto cruzou para Leandro Machado que cabeceou para a defesa importante de Bruno.
Caio Junior resolveu buscar a vitória a qualquer custo e trocou Cristian por Maxi, passando a atuar com três atacantes de ofício.
A essa altura, o Sport pressionava bastante e os cariocas buscavam o contra-ataque. Nelsinho pedia para seu time explorar as jogadas laterais e forçava as jogadas dentro da área.
O empate já era dado como certo depois da defesa carioca salvar alguns lances. Porém, em contra-ataque rápido, o meia kleberson descobriu Juan na esquerda, que cruzou para o meio da área, onde a bola descobriu o iluminado Obina que marcou, de letra, no último lance do jogo, o gol da vitória rubro-negra: 2 a 1 Flamengo, na Ilha do Retiro, estádio onde o Sport não perdia desde 2007.
Com o resultado, o clube da Gávea segue líder da competição com 19 pontos. Os cariocas voltam à campo no próximo sábado quando enfrentam o Náutico, no Maracanã.