Categorias: Justiça

Defensoria inaugura primeira sede no interior

Sede fica no município de Arapiraca

Assessoria

Além de Arapiraca, sede da Defensoria deve atender outras cidades

A Defensoria Pública de Alagoas inaugurou, no final da tarde de ontem (02), a primeira sede de atendimento à população carente no interior alagoano. Agora, o município de Arapiraca recebeu um local com amplo espaço, comportando melhores condições de trabalho e de maior acessibilidade à população arapiraquense e suas imediações. Na oportunidade, estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, a imprensa e a própria população.

Desde 2003, quando houve o primeiro e único concurso para o ingresso dos Defensores Públicos, a Defensoria não havia inaugurado nenhuma sede. “É um marco na atuação do órgão público no interior. Vai melhorar a forma de atendimento, tornando-o mais célere à população. Além de otimizar condições de trabalho para os Defensores de Arapiraca”, afirma o Defensor Público, Othoniel Pinheiro, que trabalha no município beneficiado e que está inserido na equipe com mais três Defensores.

O novo local que está situado na Rua São José, 396, Alto do Cruzeiro, comporta sete salas, com quatro Defensores, três funcionários e sete estagiários. E, de acordo com os Defensores que atuam no local, a expectativa é receber cerca de 120 pessoas por semana. “O nosso objetivo é receber os assistidos com mais qualidade e eficiência, para que possamos facilitar o acesso à justiça de forma mais digna, tanto para a população, quanto para os Defensores”, diz o Defensor Público, Eduardo Antônio Lopes.

Para o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, a instalação da nova sede é um passo importante para o município. “Tínhamos a necessidade de uma boa estrutura para a realização do trabalho da Defensoria Pública. Com esta, o município ficará bastante satisfeito”, diz, enfatizando que atualmente Arapiraca tem mais de 200 mil habitantes.

“Entregamos a sede para o município de Arapiraca, que mais cresce no Estado. E com certeza irá crescer ainda mais, dando oportunidade a quem precisa do acesso gratuito à justiça, pois trabalharemos em condições melhores”, afirma Othoniel Pinheiro.

A nova sede funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas e oferece serviços como: separações, divórcios, declaratórias de união estável, alimentos, inventários, arrolamentos, alvarás, tutelas, curatelas, como abrange as ações relativas ao Direito Civil em geral, tais como possessórias, reivindicatórias, indenizatórias, cobranças, mandados de segurança, ações em defesa do direito do consumidor entre outros.