Ação entre Setur, Seplan e Sebrae visa desenvolver o turismo.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) já mostram resultados em diversas áreas, como no turismo, com os APLs Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais. No próximo dia 16, mais um importante arranjo será lançado: o APL de Turismo Caminhos do São Francisco, que visa à realização de ações em conjunto para o desenvolvimento turístico dos municípios que fazem parte da região.
O lançamento, que acontecerá no Teatro 7 de setembro, em Penedo, às 10 horas, terá a participação de representantes das secretarias de Estado do Turismo e do Planejamento e Orçamento, Sebrae-AL, associações ligadas ao turismo da região, entidades ligadas ao meio ambiente e organizações não-governamentais (ONGs).
Para o secretário estadual de Turismo, Virgínio Loureiro, a criação do APL do São Francisco significa o principal instrumento de gestão para incorporar a região ao quadro da oferta turística de Alagoas, diversificando a linha de produtos, uma das principais estratégias desenvolvidas pela SETUR, além do aproveitamento do rico e diferenciado potencial turístico da região do Canyon e Foz do São Francisco.
De acordo com a diretora de Segmentação de Produtos da Setur e interlocutora da região do São Francisco na secretaria, Jannyne Barbosa, o lançamento do APL Caminhos do São Francisco tem o intuito de organizar estratégias junto aos atores locais para o fortalecimento do turismo. “Esse é um grande momento para a região do São Francisco, com a implementação do novo APL, todas as instituições e empresas poderão traçar de uma forma organizada e compartilhada um planejamento em longo prazo para o Baixo São Francisco, que hoje é um dos focos prioritários do governo além de um dos principais produtos turísticos do Estado, com um grande potencial para o desenvolvimento de alguns segmentos como o de ecoturismo e aventura”, ressalta.
A diretora acrescenta que serão realizadas oficinas para a elaboração do planejamento estratégico do APL, que acontecerão nos dias 23 e 24 de julho, em Piranhas, no auditório da Chesf.