Categorias: Saúde

Hemoal necessita de sangue A Negativo

Estoque do sangue é crítico.

Em decorrência do grande consumo de sangue das unidades de saúde públicas do Estado, o estoque de sangue A Negativo do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) se encontra crítico. Por esta razão, a direção do órgão apela aos alagoanos que possam comparecer à sede do Hemocentro, para se candidatarem à doação de sangue, já que pode haver falta durante o final de semana.

O Hemoal está localizado ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche e atende até às 18 horas desta sexta-feira, além de abrir para coletar sangue neste sábado, das 8 horas ao meio dia. Para para se candidatar à doação os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não terem contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, AIDS e Doença de Chagas.

É necessário também, portar um documento de identificação com foto e estar bem alimentado. No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e, para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Vale salientar, no entanto, que cada doação pode salvar, no mínimo, três vidas, já que o sangue é colhido, examinado e fracionado, dividindo-se em plasma e plaquetas.