A solicitação foi encaminhada pelo juiz da Comarca de Cacimbinhas - que também atende Minador do Negrão -, Diego Araújo Dantas, e está sendo analisada pelo corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
A cidade de Minador do Negrão, a 169 quilômetros de Maceió, principal reduto eleitoral do deputado afastado Cícero Ferro (PMN), foi o primeiro município alagoano a pedir o envio de tropas federais para as eleições de outubro deste ano.
A solicitação foi encaminhada pelo juiz da Comarca de Cacimbinhas – que também atende Minador do Negrão -, Diego Araújo Dantas, e está sendo analisada pelo corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, juiz federal André Tobias Granja.
Caso a Corregedoria acate a solicitação, o pedido será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido de envio de tropas visa garantir a tranqüilidade nas eleições deste ano, uma vez que a cidade possui histórico de violência envolvendo questões políticas, inclusive com assassinatos de adversários políticos.
Dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral dão conta que Minador do Negrão é a cidade que, em todo o Estado de Alagoas, tem o maior percentual (105,021%) no que diz respeito ao eleitorado (4.062) e sua população geral (3.868 habitantes). Os dados provocaram uma revisão do eleitoral determinada pela Justiça Eleitoral. Em Alagoas, 11.471 títulos de eleitores foram cancelados por falta de comprovação do domicílio eleitoral, destes, 1.073 apenas em Minador.
Uma parceria firmada entre o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado deve garantir a participação de tropas federais em Alagoas. No próximo mês, os militares passam por um treinamento na Usina Utinga.
Na próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas começa a enviar as urnas para o interior do Estado. Na semana passada, o TRE recebeu 6.220 urnas eltrônicas, que substituirão as que estão lacradas por determinação da Justiça, que analisa o pedido do recontagem do candidato derrotado ao Governo do Estado João Lyra (PTB).