Categorias: Maceió

‘Enterro e lavagem’ simbolizam novos tempos no Detran

Ainda na noite de ontem, o secretário Paulo Rubim emitiu nota oficial informando que solicitou as imagens das emissoras de televisão para apurar os fatos.

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Um dia depois de serem atacados por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), servidores e imprensa voltaram à sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) para acompanhar a desocupação do prédio. Desta vez, não se observou nenhum reforço policial.

Os servidores, que ocupavam a diretoria do órgão há dois dias, realizaram a lavagem das instalações, além do enterro simbólico do antigo Detran. Os discursos entre os servidores são de defesa da renovação, com o afastamento da atual diretoria e o fim da ingerência política no órgão, que arrecada mais de R$ 40 milhões por ano.

A desocupação da sede do Detran se deu após uma longa negociação, deflagrada após desastrosa operação do Bope, que contou com a participação do comandante do Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Dário Cesar, e o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim. Uma nova reunião está marcada para as 10h de hoje, na Secretaria de Defesa Social.

Quanto à ação do Bope, a pedido do Sindicato dos Jornalistas e dos Radialistas, e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Ministério Público irá investigar o procedimento. Ainda na noite de ontem, o secretário Paulo Rubim emitiu nota oficial informando que solicitou as imagens das emissoras de televisão para apurar os fatos.