Categorias: Maceió

Familiares de presos apresentam reivindicações

Reunião ocorreu nesta terça-feira, na Intendência.

Uma pauta extensa de 17 itens foi apresentada na tarde desta terça-feira, 5, pelos familiares de reeducandos do presídio Baldomero Cavalcanti, durante reunião com a Intendência Penitenciária e Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL.

Na ocasião, os familiares voltaram a denunciar uma série de carências existentes no Baldomero, que vão desde a falta de cuidados com a alimentação até a rigidez das revistas íntimas.

De acordo com o relatório apresentado, os reeducandos estão sendo obrigados a consumir frango estragado durante um longo período; há atrasos no horário de almoço, que tem sido serviço após as 16h; houve redução da quantidade de pão; há prioridade para visitantes de presos do módulo especial; além de estarem consumindo água com ferrugem e terem seus pertences levados durante revistas do Grupo de Operações Internas (Goi).

Os familiares também reclamam da falta de medicamentos nas enfermarias, tratamento odontológico e exigem que os presos tenham acesso às frutas que chegam ao presídio.

O coronel Valdevino, intendente-adjunto, disse que não acredita em parte das denúncias, que dizem respeito à alimentação, mas garante tudo será devidamente analisado. Ele afirma que as questões estruturais reclamadas foram esclarecidas e que as questões de cunho administrativo serão conversadas junto á direção da unidade.

Uma nova reunião está marcada para 4 de setembro, onde a Comissão de Direitos Humanos vai analisar se os pontos de pauta foram atendidos.