As Olimpíadas de Pequim vão começar oficialmente com um espetáculo programado para marcar história
Serão 90 mil pessoas no Ninho do Pássaro e quatro bilhões vendo pelas tevês ao redor do mundo, no que deve ser a maior audiência da história da televisão. Dentro do palco do show, mais de 15 mil figurantes, música, luzes e a história de um país que quer mostrar ao mundo uma face diferente, moderna e sem espaço para polêmicas. Às 20h locais (9h de Brasília), as Olimpíadas de Pequim vão começar oficialmente com um espetáculo programado para marcar história.
A festa será dirigida por Zhang Yimou, diretor de filmes como "Lanternas Vermelhas" e "O Clã das Adagas Voadoras". Ele teve nas mãos um orçamento estimado em US$ 100 milhões (R$ 160 milhões) e três anos de trabalho para contar a história da China para o mundo.
– Será uma festa inesquecível, com fogos de artifício nunca vistos. E na terra onde eles foram criados – diz Zhang Yeping, diretor das cerimônias dos Jogos.
O maior trunfo dos chineses pode ser ofuscado pelo maior pesadelo dos organizadores: a chuva. Após um fim de semana com raro céu aberto na cidade, Pequim teve dias de céu encoberto e cheio da neblina misturada com poluição, que é marca da cidade. A previsão aponta 20% de chances de chuva, e os chineses apostam na técnica de bombardear nuvens de locais próximos com iodeto de prata, acabando com qualquer chance de problema.
– Temos planos para todas as possibilidades de tempo. Em caso de chuva e vento, algumas performances aéreas podem ser canceladas por segurança – diz ele, em referência aos vários shows com dançarinos pendurados por cabos no teto do Ninho, vistos nos ensaios durante as últimas semanas.
Além do mau tempo, outros temores dos chineses são os protestos políticos. O Comitê Olímpico Internacional proíbe manifestações por parte dos atletas, mas o público não pode ser completamente controlado.
Por fim, a maior fonte de receio diz respeito à segurança. O estádio estará completamente fechado para quem não tem ingresso. O público está sendo orientado para entrar no local antes das 17h30m locais (6h30m de Brasília).
Antes da cerimônia oficial, números de canto e dança chineses vão tomar o Ninho por uma hora e meia, enquanto o público receberá orientações sobre a festa.
Às 19h56m (8h56m de Brasília) começará a contagem regressiva para os Jogos. O início das Olimpíadas será, oficialmente, às oito da noite do dia 8/8/2008. O que só comprova a obsessão chinesa pelo número 8, que para eles representa sorte.
A primeira parte da cerimônia vai durar aproximadamente 14 minutos, com a entrada da bandeira chinesa e a execução do hino nacional. Em seguida, o show que terá 15 mil figurantes e que mostrará a transformação da China antiga para a moderna.
Alguns trechos do show devem encantar o público. Como os 2.008 tambores que vão abrir a festa e os carros alegóricos em forma de colunas vermelhas que vão mostrar a música chinesa. Sem esquecer o gigantesco papiro eletrônico que ficará durante o palco durante boa parte da apresentação, que deverá durar uma hora.
Em seguida, virão os rituais de abertura de Olimpíadas, como o hasteamento da bandeira olímpica e o desfile das delegações, que vai seguir a ordem dos ideogramas chineses. O Brasil será a 39ª das 205 delegações a entrar no Ninho.
O show deve terminar às 23h30m locais (12h30m de Brasília). Oito horas depois, vão começar as competições. E a China seguirá dando seus passos para tentar fazer os maiores, mais bem organizados e bem-sucedidos Jogos Olímpicos da história.