Em União, candidatos refazem pichações com medo da lei.
Menos de 24 horas depois de constatar irregularidades nas pichações da propaganda eleitoral em muros das residências e de construções dos candidatos a prefeito e a vereador de União dos Palmares, o promotor eleitoral Tácito Yuri, se quiser, pode até, postergar o envio de documento ao juiz eleitoral José Lopes Neto, solicitando cumprimento da Legislação eleitoral, de acordo com a lei.22.718/08.
Segundo o promotor de Justiça, as dimensões da propaganda eleitoral no município, não condizem com o que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é de dois metros por dois e espaçamento de 20 centímetros de uma propaganda para outra. Logo que o jornal Gazeta de Alagoas publicou ampla matéria de capa, falando sobre o assunto, em União dos Palmares, os coordenadores de campanha dos comitês partidários convocaram seus pintores para refazer o serviço.
Afinal, dois por dois, ou quatro metros quadrados. Diante dessa dúvida, os trabalhadores nesse setor tiveram muito trabalho nos locais onde o promotor eleitoral passou, com fita métrica na mão, medindo a regularidade da propaganda eleitoral. Menos de 24 horas depois, o que se viu, foram muros pintados de branco e pichações refeitas, agora todas dentro dos padrões exigidos por determinação do TSE.
Os candidatos a vereador que serão supostamente notificados pelo juiz eleitoral diante da constatação da irregularidades das pichações, refizeram suas propagandas, desta feita dentro das dimensões corretas. A exemplo disso, Fabian Holanda, Gilsinho, Bruno Praxedes, Biu Crente, em Rocha Cavalcante, e Vaninho Bambam.
Pelo telefone, o promotor eleitoral Tácito Yuri foi informado que os candidatos que infligiram a Legislação que rege a propaganda eleitoral, extrapolando as dimensões de dois por dois, tinham refeito suas pinturas hoje pela manhã. Em meio a uma audiência, ele parabenizou os candidatos por terem se adequado ao que preconiza a lei e disse que certamente o juiz José Lopes Neto, determinará ao oficial de Justiça conferir se realmente eles se adequaram.
“Se realmente for constatado o acerto, pra mim, fim de papo, parabéns e sucesso a todos”, disse Tácito Yuri.