Rubro-negro baiano marcou cinco vezes
Na estréia de Tita no comando do Vasco, o Vitória não tomou conhecimento da equipe carioca e goleou por 5 a 0, no Barradão, em partida válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Dinei, Ramon, Leandro Domingues, Jackson e Adriano marcaram os gols do triunfo. Do lado carioca, em nove jogos, o time só conquistou um resultado positivo.
Com o resultado, o Vitória chegou aos 32 pontos e ocupa a quinta posição na tabela. O Vasco permaneceu com 19 e, dependendo dos resultados de Náutico, Santos e Fluminense, vai terminar o turno na zona de rebaixamento. Na próxima rodada, a primeira do returno, os baianos vão encarar o Cruzeiro, no Mineirão, no sábado. Os cariocas pegam o Internacional, no domingo, em São Januário.
O Vitória começou em cima do Vasco, tocando melhor a bola e marcando os cariocas em seu campo de defesa. Não demorou para a zaga cruzmaltina falhar. Aos cinco minutos, Ramon aproveitou uma rebatida do goleiro Tiago e tocou para Dinei. Na entrada da pequena área, o atacante escorou para abrir o marcador. Aos oito, a equipe da Colina quase empatou. Leandro Amaral rolou para Edmundo na frente de Viafara. O Animal chutou errado e perdeu a chance de empatar a partida.
A partir do gol, o Vasco melhorou um pouco na partida, e o Vitória passou a jogar nos contra-ataques. Enquanto o time carioca estava desorganizado, os baianos aproveitaram a velocidade do seu meio-campo. Aos 18, Marquinhos arriscou de fora da área para boa defesa de Tiago. Três minutos depois, Willians carregou a bola até a intermediária e soltou a bomba. A bola passou à esquerda do gol cruzmaltino, assutando o camisa 1 da Colina.
O Vasco voltou a assustar o Vitória aos 22. Em um contra-ataque rápido, Leandro Amaral tocou para Madson na entrada da área. Como a bola chegou pelo alto, o meia deu um belo toque de calcanhar, tirando um zagueiro e goleiro Viafara. A sobra chegou para Edmundo, que chutou por cima do gol.
Aos 38, Edmundo perdeu outra grande oportunidade. Leandro Amaral cruzou da direita na cabeça do Animal, que acertou uma bela cabeçada. O goleiro Viafara fez um milagre e salvou o Vitória. Três minutos depois, o mesmo Leandro Amaral teve uma ótima oportunidade de empatar. O camisa 11 chutou do bico da grande área e camisa 1 do time baiano voltou a defender.
No fim do primeiro tempo, aos 43, Leonardo Silva aproveitou cruzamento da esquerda e tocou para a pequena área. Ramon se antecipou ao zagueiro e marcou o segundo gol do Vitória, dando uma ducha de água fria na equipe cruzmaltina.
Na volta para o segundo tempo, Tita sacou Victor e colocou Alex Teixeira, além de ter perdido Edmundo, que alegou tonturas após uma pancada na cabeça no primeiro tempo, para a entrada de Jean. Aos sete, Madson deu um ótimo passe para Wagner Diniz dentro da área. O lateral errou o passe, desperdiçando uma ótima chance para o time diminuir.
Aos dez, o Vasco perdeu mais um atacante. Desta vez, Leandro Amaral, com suspeita de fratura no tornozelo esquerdo, saiu para a entrada de Alan Kardec. Aos 15, Leandro Domingues aproveitou nova bobeada da zaga e entrou livre na cara do goleiro Tiago. O meia só escorou na saída do camisa 1 para marcar o terceiro gol dos baianos.
Com a vitória assegurada, os baianos passaram a tocar a bola, colocando o Vasco na roda e incendiando os torcedores no Barradão. Aos 24 minutos, após uma troca de passes, Dinei rolou para Jackson na entrada da área. O meia acertou uma bomba da intermediária, marcando um golaço, sem chance para o goleiro Tiago.
A partir do quatro gol, o Vitória e o próprio Vasco, com receio de levar mais gols, passaram a tocar a bola. Porém, aos 37, em nova falha da defesa, Adriano recebeu de frente para Tiago e marcou mais um. Restou aos torcedores na arquibancada comemorarem mais um triunfo do time baiano e gritar "olé" para provocar os rivais.