Oficinas são gratuitas. Serão ofertadas 30 vagas.
Estão abertas as inscrições para a oficina de Processos de Produção do núcleo Olhar Brasil Alagoas até a meia-noite do dia 13 de agosto, quarta-feira. O curso, ministrado por Pedro da Rocha (AL), será realizado entre os dias 18 e 22 de agosto, das 14 às 18h, na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).
A oficina irá abordar de forma teórica os processos de produção de obras audiovisuais e suas etapas, funções e atribuições; as fases de pré-produção, produção e pós produção de um filme ou vídeo (da análise técnica do roteiro à finalização e exibição); regulamentos e leis do audiovisual; as particularidades de um set de filmagem, além da análise dos processos de produção no Estado de Alagoas.
Pedro da Rocha é produtor e diretor de filmes publicitários, documentários e ficções em suporte digital. É diretor da Boca da Noite Produções audiovisuais e professor das disciplinas Produção de Vídeo e Laboratório de Produção (RTV) do curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC.
Serão ofertadas 30 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pelo instrutor do curso, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço www.olharbrasilalagoas.blogspot.com.
A seleção de Processos de Produção irá priorizar candidatos que estejam prestes a realizar alguma produção audiovisual, com ou sem apoio, ou estejam buscando formas para concretizar um desenho de roteiro. O intuito é contribuir para o aprimoramento do produto final e estimular a gestão racional dos recursos disponíveis para determinada produção dentro da melhor relação custo-benefício.
As oficinas do Olhar Brasil Alagoas são gratuitas e voltadas para aqueles que estão dando os primeiros passos no audiovisual com pretensões de atuar profissionalmente na área e/ou para profissionais já atuantes que buscam completar sua formação teórica e prática. O objetivo principal do Olhar Brasil Alagoas é democratizar o acesso aos meios e as técnicas de produção audiovisual e formar mão-de-obra técnica para o audiovisual local, de acordo com as diretrizes propostas no programa nacional do Ministério da Cultura (MinC).
Só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail até a meia-noite do dia 13 de agosto, quarta-feira. Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, porém, devem atentar para as modificações nas questões e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.
Olhar Brasil Alagoas
O Olhar Brasil Alagoas é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição de imagem e som em plataforma de alta definição. O projeto é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e o Ministério da Cultura (MinC) e agrega instituições parceiras que também compõem o conselho gestor.