Em Alagoas, o HU é o único hospital público a oferecer tratamento.
O setor de Proctologia do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes é modelo no que concerne ao serviço prestado à população. Em Alagoas, é o único hospital público que oferece tratamento cirúrgico para o câncer de intestino, que vem sendo detectado com maior freqüência nos últimos anos em todo o Brasil.
Segundo o Dr. Álvaro Lins, Chefe do Serviço de Colo-Proctologia do HUPAA, a população da chamada terceira idade brasileira está crescendo com a melhora da qualidade de vida e o aperfeiçoamento dos serviços de saúde tem facilitado o acesso da população ao diagnóstico. Com isso, a aparição desse tipo de câncer cresce proporcionalmente, situação própria de países mais desenvolvidos, semelhante as regiões Sul e Sudeste do país. Só em 2008, até a presente data, foram registrados 50 casos no Hospital Universitário, número considerado alto.
Após a cirurgia, que pode ou não ser acompanhada de seções de radioterapia ou quimioterapia, um acompanhamento é feito periodicamente. São idas ao hospital a cada três meses, nos três primeiros anos; a cada seis anos nos dois anos conseguintes, diminuindo para uma freqüência anual depois de cinco anos da cirurgia. Mas, a preocupação com a doença deve começar com a prevenção.
O Dr. Álvaro Lins alerta que não são todos os que precisam fazer o exame de diagnóstico, chamado colonoscopia, apenas o grupo classificado como de risco. São pessoas que têm mais de 50 anos, que têm histórico da enfermidade na família, obesos, que tiveram doenças inflamatórias intestinais de longa duração ou pólipos. Segundo ele, cerca de 6% da população nacional está propensa a desenvolver a doença.
O câncer de intestino é uma doença multifatorial, envolve vários fatores como: tabagismo, sedentarismo, obesidade, alimentação inadequada com exagero no consumo de carne vermelha, enlatados, embutidos etc.
Caso a pessoa não se encaixe em nenhum desses perfis, ela só deve procurar o serviço se apresentar os sintomas característicos da doença, como perda de peso, sangramento pelo ânus e alteração do hábito intestinal (prisão de ventre alternada com diarréia. Uma simples prisão de ventre não é indício de que haja um câncer no organismo. Porém, é fundamental que, uma vez enquadrado nesses casos, o indivíduo procure assistência médica, já que muitos casos de câncer são identificados tardiamente por falta de informação.