Categorias: Política

OAB promove eventos sobre ética na política

Eventos acontecem nos dias 13 e 14 de agosto.

Em comemoração à Semana do Advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, promove nos dias 13 e 14 de agosto dois grandes eventos.

Amanhã (quarta-feira), o jornalista Flávio Gomes de Barros mediará uma mesa-redonda com a participação do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, o ex-prefeito de Maceió, Dilton Simões, o ex-vereador Aliomar Lins, o atual prefeito de Viçosa, Peri Brandão, o economista Cícero Péricles e o presidente da Ordem, Omar Coêlho de Mello. O assunto da mesa-redonda será "Ética na Política".

Peri Brandão é prefeito de um mandato, tem direito à reeleição, mas não vai para a disputa. Neste encontro, ele vai dizer por que não quer mais ser político. Na mesma situação está o médico Aliomar Lins, que foi vereador de um mandato e também desistiu da política.
Na quinta-feira, será a vez do advogado Mar cos Bernardes de Mello dar uma palestra sob dois temas: "Domicílio Eleitoral" e "Candidato ficha suja". Os dois eventos terão início sempre a partir das 20h, na sede da OAB, na Praça Montepio dos Artistas, no Centro.

Em Alagoas, alguns prefeitos mudaram de domicílio eleitoral para poder disputar a eleição por outro município. A manobra é uma afronta à legislação eleitoral, mas esses políticos alegam que estão cumprindo a lei. Marcos Bernardes vai tirar todas as dúvidas sobre esta questão bem como sobre aqueles candidatos que têm "ficha suja", respondem a inquérito policial ou a processo na Justiça.

O presidente Omar Coelho avisa que nos dois eventos a platéia terá direito à participação, fazendo perguntas ou observações. "Acredito que os dois eventos serão bem oportunos para o momento pelo qual o Estado está passando. A OAB anseia e cobra eleições limpas em Alagoas. Chega de tanta roubal heira, improbidade e desrespeito ao povo alagoano", disse Omar Coelho.