Caminhada será às 14h do dia 17.
A comunidade do Jacintinho e o Fórum Permanente Pela Vida e Pela Paz realizam no próximo domingo (17), às 14h, uma caminhada contra a violência no bairro do Jacintinho. A ação vai envolver cerca de duzentos jovens moradores da região, de 12 a 29 anos, e tem o objetivo de mobilizar a população na luta pela diminuição dos altíssimos índices de homicídios e envolvimento da juventude com o tráfico e consumo de drogas na capital alagoana.
A caminhada deste domingo é o pontapé inicial das atividades que irão compor a Semana da Cultura Cidadã, que acontecerá de 22 a 29 de agosto, em vinte escolas no bairro do Trapiche e contará com a presença do ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, que estará em Maceió pela terceira vez para integrar o movimento pela vida e pela paz.
Este grande evento de sete dias que ocorrerá no final do mês pretende chamar a atenção de toda a sociedade alagoana para o problema da violência nas periferias da capital e envolver a comunidade local numa série de atividades que tem como base a mudança de paradigma, principalmente, dos jovens.
A programação nas escolas do Trapiche será guiada pela idéia central da troca dos “heróis da violência” por pacificadores como Gandhi, Martin Luther King e Chico Mendes. Teatro, música e atividades esportivas estão previstas para os sete dias do evento.
A caminhada no bairro do Jacintinho contará com a participação de associações comunitárias, organizações não-governamentais, sociedade civil, escolas e funcionários públicos das secretarias que integram o Fórum. A concentração acontece na Igreja Nossa Senhora das Dores.
Compõem o Fórum Permanente Pela Vida e Pela Paz representantes de diversas organizações sociais, como lideranças dos bairros detentores dos maiores índices de homicídios da capital; mães que perderam filhos por morte violenta e pelo tráfico; Organizações Não-Governamentais; movimentos de jovens e de comunidades terapêuticas; o Núcleo de Estudos contra o Crime da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e secretarias de Estado e do Município.
O fórum foi formado em maio deste ano e tem se dedicado ao desenvolvimento de estratégias de valorização da vida e da paz; mobilização e promoção de campanhas públicas e pedagógicas de prevenção e controle dos índices de criminalidade, tendo como foco os jovens e adolescentes em situação de risco e vítimas das drogas e do tráfico em Maceió.