Categorias: Política

Em posse ‘discreta’, Sapucaia anuncia novas diretrizes no Detran

A greve dos servidores do Detran/AL durou 34 dias e foi encerrada com a nomeação de Antonio Sapucaia para a direção-geral do órgão. Mais de R$ 2 milhões deixaram de ser arrecadados neste período pela autarquia.

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Secretários de estado, deputados e delegados participam da posse

A posse do desembargador aposentado Antonio Sapucaia, que deveria se dar de maneira discreta, no salão de despachos do Palácio República dos Palmares, na manhã desta quinta-feira, deve se tornar um marco para a existência do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Cercado pela imprensa, secretários de estado e alguns amigos, o novo diretor – que chega à autarquia como mensageiro da moralidade – disse que ainda não recebeu nenhum documento com relação às gestões anteriores do Detran, mas já iniciou o processo de mudanças no órgão com as exonerações – 35 ao todo – publicadas na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em entrevista rápida, o novo diretor do Detran disse que começa a ‘tomar pé’ da situação hoje à tarde, quando efetivamente dá início ao trabalho no órgão e já anunciou a realização de um auditoria, além da revisão de todos os contratos firmados com empresas terceirizadas e reorganização da equipe de trabalho, que deve passar pela nomeação de alguns ‘prata da casa’ para setores considerados estratégicos, além dos seus assessores diretos.

Sapucaia também adiantou que as mudanças se estenderão às Ciretrans (Circunscrição de Regional de Trânsito), no interior do Estado. Quanto à normalização dos serviços oferecidos pelo órgão, o novo diretor já antecipou que os servidores deverão trabalhar em regime de mutirão já a partir deste sábado, que de forma interna irão organizar o atendimento ao público, que será retomado na segunda-feira, dia 18.

Ainda nesta quarta-feira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Departamento de Trânsito de Alagoas (Sinsdal) informaram que a expectativa é que os serviços sejam normalizados em aproximadamente um mês. A greve dos servidores do Detran/AL durou 34 dias e foi encerrada com a nomeação de Antonio Sapucaia para a direção-geral do órgão. Mais de R$ 2 milhões deixaram de ser arrecadados neste período pela autarquia.

Solenidade

Durante a posse, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) disse que é uma ‘honra, alegria e um privilégio’ tem Antonio Sapucaia à frente do órgão e agradeceu em nome de todos os alagoanos pelo desembargador aposentado ter aceitado este desafio, uma vez que já dedicou toda a sua vida à sociedade alagoana.

Durante seu discurso, disse que desde que seu nome foi anunciado, recebeu vários telefones. Alguns deles parabenizando-o, mas a grande maioria pergunta se ele seria ‘maluco’ por aceitar esse abacaxi – conforme definiu o órgão. Com seu espírito, Sapucaia disse que a estes respondeu que se ele é maluco, imagine o governador, que sabe que ele irá de fato moralizar o órgão.

O novo diretor voltou a dizer que não irá aceitar nenhum tipo de ingerência política.