Verba recebida é do Pronasci.
A Guarda Municipal de Maceió (GMM) recebeu recursos do Ministério da Justiça para desenvolver as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). São R$ 3 milhões disponíveis para investimentos no aparelhamento da Guarda e na promoção de cursos de formação e valorização dos agentes.
O Pronasci é um programa que articula políticas de segurança com ações sociais e prioriza a prevenção, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Em Maceió, a iniciativa atende as comunidades do Jacintinho, Vergel e Benedito Bentes.
Na próxima segunda-feira (18) o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reúne na prefeitura, em Jaraguá. Entre os assuntos, o encontro vai definir qual das três comunidades assistidas receberá 20 câmeras para fazer o monitoramento de áreas próximas a escolas, corredores de transportes e praças. Elas têm um alcance de até três quilômetros e as imagens captadas serão monitoradas por uma central a ser construída com os recursos do Pronasci.
Os investimentos reforçam a estrutura da Guarda Municipal para dar continuidade ao trabalho comunitário que já realiza, voltado para a prevenção. Com o dinheiro, serão comprados ainda 250 coletes balísticos (nível 2); 45 rádios HT; quatro viaturas totalmente equipadas; 22 computadores para atender a corporação e o telecentro que será construído para o treinamento dos agentes; três notebooks; 50 pistolas de dardo elétrico não-letal; munições químicas; 29 mil munições de treinamento; e geláguas para equipar os postos comunitários.
O projeto "A Guarda faz Escola" terá à disposição um furgão equipado com TV, tenda e outros recursos para desenvolver o trabalho de prevenção ao uso de entorpecentes nas escolas públicas municipais.
O Pronasci também estabelece a realização de cursos de capacitação, além de um incentivo de R$ 400,00 – o Bolsa Formação – para quem participar dos cursos anualmente. Já estão previstos treinamentos de gerenciamento de crises, segurança patrimonial, entorpecentes e uma capacitação para agentes de trânsito. No futuro telecentro, será possível fazer cursos à distância com duração de 40 horas, 60 horas e 120 horas.