Categorias: Maceió

Duplicação da AL-101 Sul

Iteral avalia áreas que serão desapropriadas para duplicação

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) vai avaliar as áreas que serão desapropriadas para que seja feita a duplicação da AL-101 Sul. Os técnicos do instituto visitarão, inicialmente, as propriedades que ficam entre o trevo do Francês, em Marechal Deodoro, e a Barra de São Miguel.

O objetivo da avaliação é indicar o valor real de cada propriedade que fica às margens da AL-101 Sul, bem como todas as benfeitorias e obras construídas em cada uma delas, para que, em seguida, o governo do Estado possa fazer a desapropriação, uma vez que essas áreas já foram consideradas de interesse público.

Os técnicos do Iteral também farão o trabalho de georeferenciamento, que vai fornecer a localização exata de cada propriedade — latitude e longitude —, sua extensão e vizinhança. “Ao final do trabalho vamos emitir um laudo para cada uma das propriedades, que será enviado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL)”, observou o diretor técnico de Política Agrária e Fundiária do Iteral, Lailson Ferreira Gomes. Segundo ele, depois de iniciado, o trabalho de campo deve durar entre 20 e 30 dias.

Durante a visita a cada uma das propriedades, os técnicos do Iteral também irão solicitar ao dono do imóvel os documentos que comprovem a posse da terra, a exemplo do registro ou escritura. “Em cada laudo iremos apontar os documentos que o proprietário apresentou, as benfeitorias do imóvel, um registro fotográfico, o município onde fica a propriedade e o valor da propriedade e das benfeitorias”, explicou o engenheiro agrônomo Luiz Augusto Falcão, integrante da equipe que vai a campo fazer as avaliações.