Evento internacional em São Paulo incentivo vai incentivar investimentos
Empresários alagoanos do segmento de turismo de aventura embarcam no dia 31 de agosto com destino a São Paulo para participar de um dos maiores eventos mundiais do setor – a Adventure Travel World Summit – South América (ATWS-AS) – e conhecer de perto a estrutura e organização de algumas das principais empresas ligadas ao segmento no País.
O turismo de aventura está entre as atividades que mais crescem no mundo e é um dos grandes potenciais de Alagoas. No Estado, cerca de 20 empresas, entre formais e informais, atuam no setor, onde ainda têm muito espaço para crescer e se estruturar até atingir a sustentabilidade necessária.
A visita a São Paulo, organizada pelo Sebrae/AL e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), será uma oportunidade para motivar os empresários alagoanos a investir neste tipo de atividade, organizando e qualificando suas empresas. Nas cidades de Brotas e Socorro, no interior paulista, referências para o turismo de aventura, eles irão conhecer a operação e gestão de empresas que trabalham com mergulho, ecotrilhas e canoagem.
A proposta da visita é promover a troca experiências e absorção das boas práticas de mercado do segmento, com o objetivo melhorar o desempenho das empresas alagoanas, por meio de um processo de aprendizado, capacitação e qualificação.
"O turismo de aventura é um dos produtos motivacionais do mercado de Alagoas e que precisa ser organizado para estar na prateleira dos operadores turísticos" diz Carla Fragoso, gestora da Carteira de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/AL.
"Outro ponto importante para a organização do setor é a formalização dessas empresas no Estado. Formalizadas, elas poderão integrar a Associação Brasileira de Turismo de Aventura (Abeta) e participar de programas de qualificação e certificação em turismo de aventura", explica Carla.
Do interior paulista os empresários seguirão para a capital, para participar da Adventure Travel World Summit – South América (ATWS-AS), feira para exposição e comercialização de produtos para a prática de esportes de aventura. O evento reunirá os principais empresários do turismo de aventura do País e do mundo e deverá receber a visita de cerca de 70 mil pessoas.
"É de suma importância à participação dos empresários num evento como este. As visitas a Brotas e Socorro também irão nos ajudar a ampliar a oferta e a qualidade dos serviços aqui no estado", afirmou Charles Almeida, proprietário da Gato do Mato.