Dois adolescentes foram detidos pelo Batalhão Escolar
O Centro Integrado de Operações da Defesa Social registrou – em seu relatório desta terça-feira, dia 19 – uma ocorrência no mínimo inusitada e chocante. De acordo com a Polícia Militar de Alagoas, uma guarnição do Batalhão Escolar foi acionada, por volta das 16 horas de ontem, para resolver uma briga entre alunos no Colégio Romeu de Avelar, no Tabuleiro do Martins.
Um dos alunos – conforme relata a Polícia Militar de Alagoas – se encontrava armado com um revólver calibre 38, com três munições intactas. Por sorte, nenhum tiro foi disparado e ninguém saiu ferido. Conforme informações da PM, a briga se deu entre estudantes da instituição de ensino.
Quando a PM chegou ao local, um dos alunos jogou a arma em uma lixeira, pulou o muro e conseguiu fugir entrando em uma das favelas da região. Os outros dois adolescentes – ambos de 16 anos de idade – foram detidos e conduzidos a Delegacia de Menores.
Ainda conforme o Centro Integrado de Operações da Defesa Social, os garotos – após serem ouvidos pela Polícia Civil de Alagoas – foram liberados, por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente. O caso está registrado pela PM como sendo a ocorrência de número 90311. O outro adolescente ainda se encontra desaparecido.
O Alagoas 24 Horas entrou em contato com a direção da escola estadual Colégio Romeu de Avelar, mas foi informado – por meio de uma diretora adjunta – que apenas a diretora da escola, Ana de Fátima, poderia falar sobre o assunto. De acordo a funcionária, a ocorrência se deu no final da tarde de ontem, mas ela não quis comentar sobre a segurança da escola.
De acordo com comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar de Alagoas, tenente-coronel Amarildo Feitosa, nos últimos dias foram apreendidos pelo menos três armas de fogo, no entorno de escolas públicas em Alagoas. O coronel destacou que o que aconteceu no Romeu Avelar foi um caso pontual, pois geralmente as armas são encontradas abandonadas.
No entanto, o tenente-coronel salientou que atualmente o Batalhão Escolar da Polícia Militar de Alagoas possui duas grandes preocupações: o tráfico de drogas e apreensões de arma de fogo. O coronel destacou que tem sido feito todas as ações para que se coibir a violência em escolas públicas de Alagoas.