Senador destaca importância do transporte para a economia.
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) visitou trechos recuperados da malha ferroviária do estado, entre os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Acompanhado do governador Teotonio Vilela Filho, a comitiva viu de perto o andamento da recuperação da linha férrea.
Para Renan, as obras executadas pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), no valor total de R$ 132 milhões, vão dar competitividade ao estado. A ferrovia vai ligar o porto de Suape (PE) a Aracaju (SE). Do total de 550 km, foram restaurados mais de 100 km. As cidades de Arapiraca, Palmeira dos índios, Viçosa, Quebrangulo, Capela, e Cajueiro já possuem trechos recuperados.
“As obras estão andando a toque de caixa e geram mais de 500 empregos diretos”, comemorou o senador. Para ele, este é um dos muitos investimentos da iniciativa privada que são importantes para Alagoas. “Temos trabalhado para que isto aconteça”, afirmou Renan.
O senador destacou que outras obras importantes para o estado já estão em andamento, como a duplicação da BR-101, entre a divisa de Pernambuco com Sergipe, e a duplicação da rodovia que liga Maceió à Barra de São Miguel. “Tudo isso vai deixar Alagoas mais eficiente no escoamento de sua produção, na geração de empregos e renda e na modernização da infra-estrutura do estado”, disse.
Renan disse que há cerca de 20 anos a malha ferroviária do estado não recebia investimentos ou era reparada, apesar de passar por diversos municípios alagoanos, como São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo, Atalaia, Capela, Cajueiro, Viçosa, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Campo Grande e Porto Real do Colégio.
A empresa responsável pelas obras é a Transnordestina Logística S.A., conhecida antes como Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Segundo o presidente da Transnordestina, Tufi Daher, a empresa executa as obras em cinco pontos principais da malha. “O que fizemos hoje foi inspeção de trecho, que ainda está em reparo. Estão sendo feitos ajustes, como substituição de dormentes, drenagem, solda”, lista o presidente.
Além do governador, fizeram parte da comitiva o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o presidente interino da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Fernando Toledo; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, prefeitos e autoridades locais.