Categorias: Notícias

Márcio e Fábio Luiz vão à final na praia

Dupla passa por Ricardo e Emanuel e se prepara para encarar americanos

Agência/Reuters

Ricardo reclama, mas não consegue evitar vitória de compatriotas no segundo set

Mais um favorito brasileiro está fora da briga pelo ouro nas Olimpíadas de Pequim. Desta vez, no entanto, a notícia não é ruim para o país, já que uma dupla verde-amarela vai brigar pelo título. Em sua melhor partida nos Jogos de Pequim, Márcio e Fábio Luiz derrotaram os atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel, por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/18.

Agora, os vencedores vão disputar a final contra os americanos Rogers e Dalhausser, que passaram pelos também brasileiros Renatão e Jorge, representantes da Geórgia com os nomes de Geor e Gia. O duelo pelo ouro será realizado na próxima sexta-feira, à meia-noite (de Brasília). Já Ricardo e Emanuel disputam o bronze com os “georgianos” no dia anterior, às 22h.

Na China da Grande Muralha, a expectativa era de uma disputa entre os dois paredões brasileiros, Ricardo e Fábio Luiz. Porém, em um dia pouco inspirado de Ricardo na rede, Márcio e Fábio Luiz dominaram o placar durante quase toda a partida. Após machucar o joelho durante as quartas-de-final, Emanuel não conseguiu segurar as pancadas dos adversários. Os pentacampeões mundiais venderam caro a derrota e ensaiaram reações no fim dos dois sets. Mas cometeram erros em momentos decisivos. Após seis vitórias em 16 confrontos internacionais, Márcio e Fábio conseguiram bater os compatriotas na partida mais importante de suas vidas.

“A Muralha” se impõe no bloqueio

Com um saque forte e Fábio Luiz concentrado no bloqueio, a dupla número 2 do Brasil saiu na frente. Conhecido como “Block Machine” (“Máquina de Bloqueios”), Ricardo não conseguia vencer o duelo contra o compatriota, conhecido como “A Muralha”, na rede. Visivelmente irritado, o baiano viu os adversários abrirem 14 a 8 no placar. No entanto, com o duelo em 19 a 16 para Márcio e Fábio, os favoritos ensaiaram uma reação. Fábio Luiz não conseguiu defender um saque de Ricardo e foi direto para o banco, sem pedir tempo para a arbitragem. Além de uma bronca do juiz, o capixaba levou um cartão amarelo, em um momento de descontrole que durou pouco. Os atuais campeões empataram em 19 a 19, mas um erro de Ricardo no ataque assegurou a vitória para Márcio e Fábio por 22 a 20.

O cearense e o capixaba não diminuíram o ritmo na parcial seguinte e continuaram virando todas as bolas. Ricardo e Emanuel tentavam de tudo, mas não conseguiam usar o bloqueio e o contra-ataque para buscar o empate. Após dois erros do paranaense, Márcio e Fábio abriram três pontos de vantagem (8 a 5) e mantiveram seu domínio até o fim do set. Mais uma vez, os pentacampeões mundiais ensaiaram uma reação e diminuíram a desvantagem de três pontos (19 a16) para apenas um (19 a 18). Mas era dia de Márcio e Fábio. Com um ataque para fora de Ricardo, a dupla selou a vitória por 21 a 18. Em vão, o baiano reclamou da marcação dos juízes. Seus compatriotas, que chegaram a Pequim desacreditados após uma campanha ruim em 2008, se garantiram na final pela primeira vez

Recentes