Até o momento, sete pessoas já estão detidas e foram encaminhadas para a Delegacia Regional de Penedo.
Mais de 40 homens do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Penedo, a 160 quilômetros de Maceió, realizam desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 26, uma operação para recolher CDs, DVDs e produtos piratas em vários pontos da cidade, entre eles a Praça Floriano Peixoto, na região central de Penedo.
A operação, comandada pelo tenente-coronel José Expedito, foi determinada pela juíza da 4ª Vara Criminal, Francisca Arlinda, e prevê o recolhimento de todos os produtos piratas. Segundo informações do comandante do 11º BPM, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão e prisão. Até o momento, sete pessoas já estão detidas e foram encaminhadas para a Delegacia Regional de Penedo, onde deverão ser autuados pelo crime de violação de direito autoral.
Operação semelhante foi realizada em vários pontos da capital alagoana, à época, por determinação dos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital, a pedido do Ministério Público Estadual.
Ainda de acordo com o coronel José Expedito, o objetivo da ‘Capitão Gancho’ é localizar e apreender materiais de origem duvidosa. O oficial disse, em entrevista ao Alagoas24horas, que foram localizados vários equipamentos que produziam CDs e DVDs piratas que era distribuídos na região. A operação foi desencadeada depois de um período de três meses de investigação da 2ª seção do 11º BPM.
Ainda não há informação oficial sobre o volume de produtos apreendidos pelos militares e oficiais de justiça que integram a força-tarefa.