Resolução altera cursos de formação de condutores
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 285, que altera as regras dos cursos de formação dos condutores de veículos automotores. A partir de 1º de janeiro de 2009, o curso teórico (de Legislação do Trânsito), que atualmente é de 30 horas-aula, passará a ter 45 horas-aula. Já o curso de Direção Veicular, hoje com carga de 15 horas-aula, aumentará para 20 horas-aula.
Com o aumento da carga horária, o curso teórico abordará, também, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motociclistas com passageiro e/ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.
O aluno que for tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir carro será obrigado a assistir a aulas teóricas sobre motos e vice-versa. Candidatos a motociclistas poderão fazer testes em vias públicas, desde que sua instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo.
A mudança prevista na Resolução 285 afetará apenas quem for tirar a primeira CNH. Ela não atinge quem vai fazer a renovação.