Categorias: Cultura

Plano Nacional de Cultura será debatido em AL

Evento começa às 15h, no Centro Cultural e de Exposições.

Nesta quinta-feira, 28, às 15h, no auditório do Centro Cultural e de Exposições de Maceió será aberto o Seminário do Plano Nacional de Cultura. O evento, uma promoção do Ministério da Cultura com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, vai debater com gestores culturais da área governamental, o conjunto de estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas na área cultura para os próximos dez anos.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas o plano está sendo elaborado com a participação da sociedade brasileira. “Nesta quinta e sexta-feira será a oportunidade dos gestores, atores, artistas e todos segmentos da cultura do Estado dar a sua opinião sobre as políticas públicas para que o plano atenda os anseios também dos alagoanos”, disse Viégas.

A previsão é reunir cerca de 200 participantes da área cultural, além de representantes da sociedade civil, para avaliação e aperfeiçoamento do texto que irá subsidiar a votação do Projeto de Lei do Plano no Congresso Nacional. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário que ficará disponível no site www.cultura.al.gov.br

Serão ministradas oficinas de capacitação de agentes e gestores culturais na quinta-feira (28), das 16h às 20h com os temas relacionados às políticas do ministério: Sistema Nacional de Cultura, Mário de Andrade: Gestor de Cultura, Livro e Leitura, Programadora Brasil: Democratização do acesso ao cinema nacional, Programa Cultura Viva.

Já os debates do Seminário do PNC – serão distribuídos em cinco grupos de trabalho (GTs), que vão se reunir na sexta-feira (29), das 9h às 18h. Os temas dos GTs correspondem às cinco estratégias do Plano: Proteção e valorização da diversidade cultural brasileira; Universalização do acesso dos brasileiros à fruição e a produção cultural; Ampliação da participação da Cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável; Fortalecimento da ação do Estado no planejamento e execução das políticas culturais; e Consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas públicas.

Os seminários estaduais do Plano Nacional de Cultura fazem parte da etapa final de discussão pública sobre as suas diretrizes e vão ser promovidos em todos os estados até o final do ano. Os resultados serão incorporados ao texto que subsidiará a relatoria e votação pela Câmara dos Deputados.

Alagoas é o sétimo estado nordestino a sediar um dos seminários sobre as diretrizes de planejamento de longo prazo para as políticas culturais do país. O ciclo de debates foi iniciado em junho, em Minas Gerais, e, na região Nordeste, já passou pelo Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe, além do Paraná, na Região Sul.

Recentes