Categorias: Cultura

Alagoano divulga cultura do Estado na África

Naldinho apresenta o show Raízes: Traços Contemporâneos.

Assessoria

A iniciativa visa abrir caminhos para os músicos alagoanos

O músico, compositor, pesquisador e arte-educador Naldinho apresenta para o público de Cabo Verde – África, na primeira semana de Setembro, o show Raízes: Traços Contemporâneos. As apresentações musicais fazem parte do Intercâmbio Cultural entre o Estado de Alagoas – Brasil e Cabo Verde – África, articulado por Naldinho e Mario Lucio (músico Caboverdiano).

A iniciativa irá possibilitar a abertura do mercado internacional aos músicos locais e tem como Parceiros o Governo do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Embaixada do Brasil em Cabo Verde e a Escola PapaLetras Maceió-AL.

Cabo Verde respira a música alagoana na mesma semana em que será inaugurado o Centro de Estudos Brasileiros (CEB). Segundo a embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Dr. Maria Dulce Silva, o espaço pretende ser um novo dinamizador das relações culturais entre os dois países.

Naldinho é paraibano radicado há doze anos em Maceió/AL, iniciou seu trabalho musical participando de semanas culturais e festivais de música em João Pessoa/PB. Participante do Fórum Permanente de Música de Alagoas lança em Cabo Verde o CD RAÍZES, fruto de sua pesquisa sobre música de tradição oral do Nordeste e que compõe a Coleção Memória Musical do SESC/AL, lançada em agosto de 2006 durante a V Feira da Música realizada em Fortaleza-CE.

Acompanhado pelos músicos Júlio Campos e Wilson Santos e a Produtora Cultural Keka Rabelo, Naldinho realizará shows em Praia, Sal e Mindelo.

Julio Campos Contra Baixista, Natural de Petrópolis (RJ) iniciou seus estudos de música aos 12 anos idade, incentivado por sua avó materna, no Conservatório Santa Cecília, onde aprendeu a tocar flauta, gaita e violão. Em abril de 1985 passa a viver em Maceió atuando como músico e produtor cultural, incentivando as produções locais e participando de shows e apresentações diversas com os melhores músicos do Estado de Alagoas.

Wilson Santos Percussionista Alagoano, Ogan, remanescente de Quilombo, seu contato com a música se deu desde a infância quando freqüentava terreiros de Candomblé. Atualmente é um dos mais reconhecidos Percussionistas e pesquisador de Ritmos Afro-Brasileiro no Estado de Alagoas tendo acompanhado diversos artistas em shows e gravações de CDs realizados no Brasil e no exterior.

Keka Rabelo é Produtora Cultural em Alagoas, atua profissionalmente a cerca de cinco anos trabalhando com cultura popular, reggae, rock e música clássica. Produziu o projeto Que Som É Esse e I Mostra de Música Alagoana na Livraria Cultura em Pernambuco. É uma admiradora da música produzida em Alagoas. Como produtora de diversos grupos na cidade participa ativamente de todos os grandes Projetos Alagoas. Percorreu diversos estados divulgando o CD Raízes. Organiza projetos Culturais e eventos na cidade de Maceió e Interior, trabalha também como Assessora de Comunicação.

A ida do músico Naldinho, banda e Produção, para apresentações musicais, lançamento do CD Raízes, Oficinas de Música, encontros com músicos Caboverdeanos e Articulação com Produtores que atuam no Mercado Mundial traz diversas oportunidades de expansão e valorização da nossa cultura e de nossos valores históricos e sociais, fortalecendo ainda uma oportunidade de integração intercontinental.

Recentes