As denúncias de crimes eleitorais praticados por candidatos a prefeito e vereador em todo o Estado são referentes somente a essa primeira semana de setembro. A maioria das denúncias refere-se a candidatos de Maceió.
Na tarde desta sexta-feira, 5, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) analisou 55 denúncias de crimes eleitorais praticados por candidatos a prefeito e vereador em todo o Estado, referentes somente a esta primeira semana de setembro.
Segundo o presidente da Comissão, Paulo Henrique Brêda, 12 dos 55 denúncias foram feitas por pessoas que se identificaram, apresentando provas ricas em detalhes de cadastro eleitoral e compra de votos. A maioria das denúncias, 23, diz respeito a crime eleitoral praticado por candidatos em Maceió.
“Até terça-feira tínhamos recebido 18 denúncias, número que saltou para 55 nesta sexta”, disse Paulo Brêda, explicando que depois de analisadas pela comissão, as denúncias serão oficiadas ao Ministério Público Eleitoral e algumas mais urgentes, encaminhadas diretamente a Polícia Federal, ainda nesta tarde.
Na próxima sexta-feira, 12, a Comissão se reúne no município de Atalaia, onde participa de uma simulação de eleições feita pelo Exército Brasileiro. “Na próxima semana um contingente de várias regiões do Nordeste estará em Atalaia para realizar um simulado das eleições 2008, englobando tudo o que pode acontecer durante o pleito, como transporte clandestino de eleitores. A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral participará ativamente do simulado, que será uma disputa entre Castro Alves e Tiradentes”, finalizou Brêda.