A proposta da homenagem foi apresentada pelo Paulão.
A Força Nacional de Segurança Pública será homenageada com uma Moção de reconhecimento pelos serviços prestados em Alagoas, na tarde desta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, com sede provisória na Associação Comercial de Maceió. A proposta da homenagem foi apresentada em requerimento na tarde de ontem, pelo deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão).
A Força Nacional foi inspirada nas Forças de Paz da ONU, criada por meio do Decreto 5.289, em 29 de Novembro de 2004, com fundamentação nos Art. 144 e 241 da Constituição Federal, que disciplinou suas regras gerais de funcionamento, com objetivo de atuar em situações de crise e apoiar os governos estaduais quando solicitada. Ela é uma tropa de intervenção federal, que atua em todo o território brasileiro através do pacto federativo, em áreas de alto risco e em situações conflagradas que necessitem de uma resposta especial.
“Fiz a solicitação reconhecendo a importância da instituição no combate ao crime e às drogas no Estado, entre outras atividades. A Força Nacional possui em suas fileiras, policiais e bombeiros militares masculinos e femininos oriundos dos estados do Brasil, tropa especializada dotada de policiais treinados em Operações Especiais, Operações de Selva, Comandos, Operações de Caatinga, Ações Táticas, Operações Químicas, Operações de Choque, Pára-quedismo, Operações de Mergulho e Montanhismo entre outros”, disse Paulão.
O Departamento de Força Nacional de Segurança Pública, por intermédio de seu diretor, o Coronel LUIZ ANTONIO FERREIRA, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, está subordinado à Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ, na pessoa do senhor RICARDO BALESTRERI, Secretário Nacional de Segurança Pública.
Em Alagoas, a 1ª Companhia Independente de Força Nacional é comandada pelo Major VICENTE TOMAZ DE AQUINO NETO, da Polícia Militar do Estado do Ceará, a qual se instalou no dia 30 de Março de 2008 em Maceió para desencadear a Operação denominada “Estrela Radiosa”, com o objetivo de apoiar as forças policiais locais no combate à criminalidade, no tocante a redução aos índices de homicídios.
Desde então, a Força abordou mais de 30.000 pessoas, 6.880 veículos, efetuou a prisão de mais de 200 pessoas, realizou 56 prisões por porte ilegal de armas, 19 prisões por tráfico de drogas, 72 prisões por crimes como roubo, furto e seqüestro, recuperou 17 veículos roubados/furtados, realizou 13 prestações de socorro e apreendeu uma bomba.
Hoje, a 1ª Companhia Independente da Força Nacional de Segurança Pública que opera no Estado de Alagoas, é composta de 40 homens e mulheres, oriundos dos estados da Bahia, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Pará, Distrito Federal, Amazonas, Santa Catarina e Acre.
“A Força Nacional obedece a rigoroso cumprimento da Lei Vigente e das orientações emanadas do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, nos moldes do nivelamento de conhecimentos, adquiridos pela tropa ao longo de sua formação, está pronta para bem servir o cidadão brasileiro, em especial à sociedade alagoana”, afirma o comandante Vicente Tomaz de Aquino Neto – Maj PMCE, da 1ª Companhia Independente de Força Nacional.