Categorias: Educação

Avaliação institucional é tema de palestra

Palestra acontece nesta quinta-feira, na Ufal.

Nesta quinta-feira, 11 de setembro, às 14h, na reitoria da UFAL, a Comissão Permanente de Avaliação promove uma palestra com a professora Maria Elba Dantas Moura Pereira, coordenadora-geral de Avaliação de Cursos e Avaliação Institucional do INEP, sobre o tema “Importância e Pertinência da Auto-avaliação Institucional e a CPA”.

Para Graça Tavares, pró-reitora de Graduação, a palestra, que já estava marcada, coincidiu com a divulgação do IGC – Índice Geral dos Cursos. "Será uma ótima oportunidade de tirar dúvidas com a diretora do Instituto responsável pelo índice", disse Graça.

A Pró-reitora destaca ainda a importância desse debate para fortalecer a cultura avaliativa dentro das instituições. “Avaliar é lei. As instituições precisam fazer essa reflexão interna para saber quais são os problemas a superar, e isso deve ser realmente permanente", pondera Graça. Segundo a pró-reitora, na Ufal, a CPA – Comissão permanente de Avaliação é responsável por fazer avaliações constantes, que abrangem os três pilares da universidade: extensão, ensino e pesquisa. "Esse trabalho é feito em conjunto com as comissões de avaliação de cada unidade e servem como base para as avaliações externas, ou seja, aquelas feitas por técnicos do Ministério da Educação", explica Graça.

Sobre o IGC

Nessa segunda-feira, 8 de setembro, o Ministério da Educação divulgou pela primeira vez o Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC). O índice é construído com base numa média ponderada das notas de cada instituição, sintetizando num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas e outros foram avaliadas em valores contínuos, que vão de 0 a 500, e em faixas de 1 a 5.

A Universidade Federal de Alagoas ficou com 246 pontos e conceito 3. Para a reitora, isso significa que a Ufal está na média, apresentado muitas melhoras na qualidade de ensino, mas com muito ainda a conquistar. “Ainda temos que fortalecer a nossa graduação e a pós-graduação, e isso se faz com melhoria na infra-estrutura de laboratórios e outros equipamentos e com investimento na capacitação”, avaliou a reitora. "Temos muito ainda a avançar, mas podemos comemorar também um crescimento visível, qualitativo e quantitativo", completa a reitora. Para a reitora, o sistema de avaliação contínua é importante para indicar onde devem ser feitos os investimentos. “Conhecendo a radiografia da instituição podemos planejar melhor as ações”, disse a reitora.