Categorias: Maceió

Detran faz mutirão para apressar registros

Trabalho será concentrado na sede do órgão.

O Detran-AL inicia hoje um mutirão para colocar em dia os processos atrasados de registro de veículos, incluindo primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de dados e segunda via do documento de propriedade. O mutirão será concentrado no Serviço de Atendimento Integrado (SAI) do Detran, em sua sede, no Pontal.

Os processos se acumularam e criaram uma grande demanda reprimida por causa de problemas técnicos na base nacional de dados do sistema de informática usado para dar andamento aos processos. Além disso, houve constantes problemas no sistema do próprio Detran-AL, além da carência de servidores no SAI.

A orientação do diretor-presidente do órgão, Antônio Sapucaia, é para que o mutirão dure o tempo necessário para colocar em dia os processos atrasados, a fim de zerar o acúmulo. Os servidores vão trabalhar além do expediente normal, até às 18 horas de segunda a sexta-feira, e até aos sábados se for preciso, recebendo horas-extras, alimentação e transporte por conta do Detran-AL.

“Vamos fazer esse esforço em mutirão para dar o andamento mais rápido possível aos processos atrasados e livrar os usuários de esperar além do necessário”, disse Sapucaia. Técnicos estimam em, no máximo, dez dias o prazo necessário para pôr os processos atrasados em dia, se não houver novos problemas técnicos no sistema.

Este será o segundo mutirão no Detran-AL em menos de um mês. Na segunda quinzena de agosto, o órgão trabalhou em expediente prolongado para dar tramitação aos processos acumulados durante o período da greve que paralisou o órgão durante 36 dias, entre julho e agosto.