Investimentos envonvolem R$ 6 milhões
Secretários e técnicos das pastas do Planejamento e Orçamento, Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Educação, Trabalho e Renda, Assistência Social e do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) passaram a tarde desta quarta-feira reunidos com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Na pauta de discussão estavam projetos que podem fazer parte do Programa de Inclusão Produtiva do ministério.
O secretário de Articulação Institucional e Parcerias do MDS, Ronaldo Coutinho, apresentou os objetivos e metas do novo programa do governo federal, que tem como foco a geração de renda e trabalho para os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa-Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A visita tem como meta do secretário e dos técnicos do ministério é encontrar junto com o governo do Estado iniciativas que se encaixem no perfil do programa, que disponibiliza, inicialmente, para Alagoas R$ 6 milhões.
“Nosso objetivo com essa iniciativa é fazer com que a população atendida pelos programas tenha, num futuro próximo, sustentabilidade, que seja capaz de gerar a própria renda”, afirmou Coutinho ressaltando que é importante traçar ações que contemplem tanto o meio urbano quanto o rural.
Segundo o secretário do MDS, treze estados já se candidataram a participar do programa de inclusão produtiva e Alagoas está entre os três escolhidos para sediar as ações-piloto junto com a Bahia e o Ceará. O que determinou a escolha foi a maior relação entre número de beneficiários dos programas sociais e população.
Durante a reunião, foram apresentados e discutidos alguns projetos em áreas diversas que podem ser incluídos nessa ação do governo federal, como o de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), que já está sendo colocado em prática em três municípios do Sertão alagoano; e o de criação de caprinos de leite.
O convênio entre o governo de Alagoas e o MDS será assinado em novembro. A equipe técnica do ministério fica na capital alagoana até a próxima sexta-feira para trabalhar junto com as secretarias na formatação dos projetos que farão parte do programa.
Estiveram presentes na reunião os secretários de Agricultura, Jorge Dantas; de Planejamento e Orçamento, Sergio Moreira; de Trabalho e Renda, Urânio Paiva; de Educação, Márcia Valéria; de Assistência Social, Maria Cristina Nolasco, e o presidente do Iteral, Geraldo de Majella.