Categorias: Cultura

Villa-Lobos é interpretado no Sonora Brasil

Canções de Villa-Lobos são interpretadas pelo violão solo.

Lio Simas

As canções e serestas são interpretadas pelo violão solo

Um dos maiores compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos, volta a ser interpretado na II etapa do Sonora Brasil SESC 2008 – Circuito Nacional de Música. Dessa vez, o duo Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena traz ao público um repertório de obras pouco conhecidas de Villa-Lobos, contribuindo assim para um maior conhecimento das obras desse grande expoente da música brasileira. A apresentação acontece no dia 25, às 20h, no Teatro do Marista, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas.

No repertório, canções e serestas de Heitor Villa-Lobos e obras a serem interpretadas pelo violão solo. Dentre as canções e serestas, estão composições como Lundu da Marquesa de Santos, Cantilena, Nhapôpé, Oh! Pálida Madona, Remeiro de São Francisco, Cantiga do Viúvo, Na Paz de Outono, Jardim Fanado, Canção do Poeta do Século XVIII, Rosa Amarela, Na Corda da Viola, Veleiros e Canção do Amor. Essas composições foram transcritas para o violão de Marcus Llerena.

Duo, Villa e o Violão

A soprano e pianista Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena e seu violão clássico se conhecem desde o final de 2003, quando se apresentaram pela primeira vez na tradicional Festa das Flores de Joinville, cantando músicas do folclore alemão. Com formação seresteira por excelência, o duo de voz e violão vem realizando intensa pesquisa de repertório, incluindo inúmeras transcrições da música clássica universal, assim como músicas originalmente escritas para a formação através dos tempos. Esta pesquisa culminou com o lançamento do primeiro CD, “Germânia”, de 2005, comemorando os 180 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Em 2006, realizaram a primeira turnê por cinco países da Europa e, já casados, intensificaram a produção de CD´s lançando os títulos ”Serenata Brasileira” e “Tempo de Natal“. Participam regularmente de importantes séries de concertos e festivais no Brasil e no exterior e vêm se dedicando a ampliar sua discografia para registrar o vasto repertório existente em duo ou para violão solo. Os CD´s “Entrei na Roda”, “Noite e Sonhos“, “Levanta Poeira”, “Hinos Sagrados” e “Play Alone” refletem esta produção. Em 2007, o duo realizou a segunda turnê pela Europa onde, além dos concertos, ministraram master classes em Tergnier e Vervin, na França, além de ter uma participação no CD dos festivais.