Os brasileiros ficaram na nona colocação nas Olimpíadas.
Os atletas paraolímpicos serão recebidos no Rio com muita festa hoje (20). Eles vão participar de uma comemoração, na Rua Arthur Bernardes, que fica no Catete, zona sul da cidade, a partir das 17 horas. Ontem (19), ao desembarcar em São Paulo, pediram menos discriminação e mais investimentos no esporte.
Os atletas brasileiros com deficiência ficaram na nona colocação nas Olimpíadas de Pequim, realizada no último mês de agosto. Foram conquistadas 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze – a melhor classificação da delegação brasileira na história das paraolimpíadas.
Para comemorar o feito, estarão na festa desta tarde dois dos maiores atletas paraolímpicos. O nadador André Brasil, que trouxe quatro medalhas de ouro, uma de prata e três recordes mundiais de Pequim, e Antônio Tenório, vencedor do judô e tetracampeão paraolímpico da modalidade.
A festa contará também com a participação da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e é organizada pelo Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD).