Categorias: Cultura

Devotos de Cosme e Damião distribuem doces em Alagoas

Em uma demonstração de gratidão, devotos de São Cosme e São Damião distribuem, neste sábado, 27 - data em que se festeja o dia dos santos gêmeos - os tradicionais ‘saquinhos’ com doces e balas para as crianças.

Vanessa Alencar/Alagoas24Horas/ Arquivo

Dezenas de crianças saem as ruas em busca de doces no dia de Cosme e Damião

Em uma demonstração de gratidão, devotos de São Cosme e São Damião distribuem, neste sábado, 27 – data em que se festeja o dia dos santos gêmeos – os tradicionais ‘saquinhos’ com doces e balas para as crianças.

Nesta data, dezenas de crianças saem as ruas em busca de doces no dia de Cosme e Damião. Geralmente, fogos de artifícios anunciam os locais onde estão sendo distribuídos os ‘quitutes’ que passam de doces e salgados para bolos, pipocas, bombons e balas.

Incondicionalmente todos os anos, o representante comercial, José Amaro reúne a família para ajudar na confecção das sacolas com guloseimas e distribuí no povoado de Barra Nova, em Marechal Deodoro.

“Minha mãe teve complicações na gravidez e prometeu aos santos que passaria a distribuir doces, caso o parto ocorresse bem. Então, quando cresci a responsabilidade passou para minhas mãos e até hoje cumpro o prometido. Eu acredito em uma força maior, pois teve um ano em que descumprir e tive o pior ano de minha vida”, conta.

Cosme e Damião

Os devotos costumam comemorar o dia de São Cosme e São Damião, no dia 27 de setembro, através da distribuição de doces às crianças. Esses santos são protetores das crianças e padroeiros dos médicos e farmacêuticos.
Cosme e Damião, que eram médicos e farmacêuticos, tiveram uma morte bárbara por causa da fé cristã. Desde jovens, cuidavam dos doentes sem cobrar as consultas.
Devido a grande religiosidade, foram perseguidos e presos, acusados de fazer feitiçaria pelo governo imperial do Oriente, onde viviam, e foram decapitados.

Recentes