Duas pessoas foram presas envolvidas no crime.
Flagrante de troca de energia elétrica por voto
A Justiça Eleitoral do município de São Sebastião recebeu denúncia na tarde desta sexta-feira, 3, dando conta que o programa Luz no Campo, do Governo Federal, estaria sendo usado como moeda de troca pelo vereador André Bonfim (PT), que é candidato à reeleição no município. Segundo a denúncia, o candidato estaria eletrificando residências em troca de votos.
Policiais da Delegacia de São Sebastião localizaram o vereador no Povoado Cana Brava. O carro dele estava parado ao lado de outro veículo, de uma prestadora de serviços da Ceal, em frente a uma residência. No local, estariam guardados materiais de baixa tensão, utilizados para instalação em residências.
A polícia deteve o proprietário da residência, Edgar Rosendo, assim como o funcionário da empresa, Maurício Ramalho. O candidato a vereador não teria sido encontrado no local. Ambos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal, em Maceió, onde devem prestar depoimento.
Em contato com a redação do Alagoas24horas, o vereador André Bonfim (PT) negou todas as acusações atribuídas a ele e afirmou que o suposto flagrante teria sido forjado pelo chefe de serviço da Delegacia de São Sebastião, Daniel Pinto, que trabalharia como segurança pessoal do prefeito do município.
Bonfim disse ainda que no dia da confusão foi ao local por ser oposição ao atual prefeito e que por pertencer ao partido do presidente Lula, estaria credenciado a fiscalizar a execução do programa federal. Bonfim diz ter acompanhado a atuação da polícia – que teria agido de forma arbitrária – e que nenhum dos equipamentos encontrados lhe pertenceriam.
O vereador disse, ainda, que um dia após o falso flagrante, teria registrado no Cartório Eleitoral de São Sebastião uma representação contra Daniel Pinto, com o protocolo de nº 302/2008, por parcialidade e abuso de autoridade.
Bonfim alega que foi prejudicado e pretende, nesta quinta-feira, 9, entrar com duas novas representações na Corregedoria de Polícia Civil e Secretaria de Defesa Social, contra o chefe de serviço de São Sebastião.
Atualizada no dia 09/10/2008 às 11h41.