Categorias: Economia

Detalhes fazem a diferença na construção civil

Nos novos empreendimentos, alguns itens chegam nos apartamentos.

A verticalização mudou a fachada das cidades. Nunca se construiu tantos edifícios residenciais. Hoje, o sonho da casa própria se transformou em o sonho do apartamento próprio.

Várias questões influenciam na hora de trocar a casa por um apartamento. Em tempos onde a segurança pública não protege todos os cidadãos, os prédios atraem pela estrutura de segurança oferecida aos moradores. A localização também pesa bastante na hora da escolha.

No entanto, atualmente, são os detalhes que fazem toda a diferença. A frase pode soar como clichê, mas nunca serviu tão bem para “rotular” um produto como o faz no mercado imobiliário. Com a grande concorrência no setor, devido principalmente ao aumento da renda média do brasileiro e, conseqüentemente, uma maior procura por imóveis, as construtoras e incorporadoras tiveram que sair do lugar-comum para conquistar novos clientes.

Os novos diferenciais dos edifícios não só primam pela qualidade de vida e pelo conforto dos futuros moradores. Eles também levam os hábitos de casa aos apartamentos e transformam-nos em verdadeiros centros de lazer.
“Com o trânsito cada vez mais complicado e a correria do dia-a-dia, as pessoas sentem mais vontade de ficar em suas residências. Esta característica gera a necessidade de ter lazer e entretenimento dentro do próprio prédio”, explica Luiz Henrique Taboada, diretor-presidente da Cipesa.

Salão de festas, piscinas e quadras recreativas são os itens mais comuns – além de serem quase obrigatórios –, mas são os “espaços alternativos” que pesam na hora da decisão. Fitness centers, spas, churrasqueiras, fornos de pizza, bangalôs de massagem, playgrounds, lan houses, brinquedotecas, praças, áreas zen, salas de estudos e saunas estão entre algumas das novidades já encontradas nos projetos de alguns condomínios.

Tudo o que uma casa tem e muito mais
Em Maceió, o Jatiúca Trade Residence (JTR), fruto da parceria da Cipesa com a Gafisa, é primeiro empreendimento do Nordeste que une prédios residenciais a imóveis comerciais e de negócios. Situado à beira-mar da praia homônima, o JTR levou ao pé da letra a idéia de fazer o entretenimento subir o elevador. Na cobertura das torres residenciais, churrasqueira, praças de contemplação, solarium, mirante, playground,piscina com raia e deck molhado dividem a atração com a vista da orla maceioense, considerada uma das mais belas do país. Além disso, um enorme boulevard faz as vezes do jardim residencial, com praças arborizadas e espelhos d’água.

O luxuoso Fontes do Atlântico, também da Cipesa em Maceió, permite, por exemplo, receber os amigos no terraço gourmet com churrasqueira e forno de pizza – além da bela vista para o mar da praia de Jatiúca. O requinte e o luxo que cercam o Fontes do Atlântico também são percebidos na entrada do prédio,onde uma fonte com oito jatos de água dá as boas-vindas aos moradores e visitantes. No edifício, os diferencias podem ser vistos até mesmo no subsolo, decorado e inserido na filosofia de sofisticação do empreendimento.

Como distintos públicos têm necessidades diferentes, a Cipesa entende que as particularidades nos costumes regionais devem influenciar os diferenciais dos empreendimentos de cada região do país.

Assim, nos edifícios Nouvelle e Lumiere, lançamentos da empresa alagoana em Aracaju, a varanda, que conta com adega, também serve de palco para o cantinho do caranguejo, espaço feito especialmente para a degustação do principal aperitivo sergipano.

No Nouvelle, a área comum também vai ter um espaço gourmet e um solarium, além de espaços relax e mulher e uma sala de pilates. No vizinho Lumiere, o mirante, a mini-horta e a rampa de skate/roller deixam de ser itens coadjuvantes para se tornarem imprescindíveis.

E não é só a classe alta que pode desfrutar dos prazeres da vida nos condomínios. O Residencial Parque Maceió, da Cipesa e Fit Residencial, leva o luxo para a classe média alagoana. Sua área externa é ampla e cheia de detalhes: além das piscinas adulto e infantil, dos decks molhado e seco, da quadra recreativa e dos salões de festas adulto e infantil, o Residencial Parque Maceió vai contar com redário, salão de jogos, fitness aberto e fechado, churrasqueira, forno de pizza, quadra gramada, bangalô de massagem e grande área de caminhada e de circulação.