Maceió recebeu 153 eventos até outubro deste ano.
Maceió está entre os principais destinos de eventos do Nordeste. Desde 2007, o número de atividades realizadas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso vem crescendo. De acordo com dados da gerência comercial do Centro de Convenções de Maceió, até setembro deste ano foram realizados 153 eventos, com a estimativa de público de 252 mil pessoas.
Até o final de 2008, ainda serão realizados mais 70, entre feiras, seminários, congressos, espetáculos culturais e shows. “O crescimento em relação a 2007 foi de 32%”, ressalta o secretário de Estado do Turismo, Virgínio Loureiro. A movimentação na cidade por conta de congressos está sendo vista em todas as áreas, desde os hotéis até restaurantes e barracas de tapioca. O último de grande porte, o congresso de Reumatologia, que aconteceu em setembro, com quase 2 mil participantes, deixou muitos hotéis lotados.
“A cidade de Maceió estava com 100% de ocupação nos hotéis por conta de eventos que aconteceram no Centro de Convenções. O turismo nessa área se desenvolve cada vez mais como um dos setores mais rentáveis para a atividade turística em Maceió e no Brasil”, ressalta Loureiro.
Além do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que tem capacidade para encontros de médio porte, os hotéis dispõe de salões de convenções para eventos até 800 pessoas, o que gera um fluxo de hóspedes no período da baixa estação. Com a demanda crescente, os organizadores adaptam os espaços, como é o caso do Centro de Convenções, onde são criadas salas climatizadas na área de exposições.
Outros grandes eventos estão confirmados para este ano. No ano passado foram 169, e até dezembro desse ano já estão confirmados 223. Em outubro será realizado o 1º Fórum de Educação Física e Esportes do Estado de Alagoas, além de outros seminários, feiras e shows.