A ação é pela retirada das tropas brasileiras no Haiti.
Estudantes saem as ruas, nesta sexta-feira, 10, para realizar um ato público pela retirada das tropas brasileiras no Haiti. A concentração acontece no Calçadão do Comércio, às 15 horas.
Além do movimento estudantil, participarão da manifestação integrantes da Central Única dos Trabalhadores, do MST, de sindicatos, os quais irão colher assinaturas exigindo do governo Lula o retorno dos soldados brasileiros no Haiti. Também haverá a exibição de um documentário que trata do assunto.
Ato público faz parte da Jornada Internacional convocada por entidades de trabalhadores haitianos, que exigem que os acordos das tropas da Organização das Nações Unidas não sejam mais renovados naquele país. O motivo se dá pela presença de tropas estrangeiras no Haiti desde 2004, a qual não ajuda na chamada estabilização do país depois que o presidente americano George Bush depôs o presidente eleito, Jean-Bertrand Aristides.
A realização da jornada acontece no mês de outubro porque é o mês de aniversário do líder revolucionário haitiano que proclamou a independência do país – Jean Jacques Dessalines, conhecido como pai da nação haitiana.