Categorias: Maceió

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Procissões marcam dia da padroeira do Brasil.

G1

As celebrações homenageando Nossa Senhora em Aparecida terminaram com uma procissão que atravessou a cidade de São Paulo

Em uma demonstração de fé e devoção, católicos de todo o país celebram, no próximo domingo, 12, o dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil. Em Alagoas, as paróquias de diversos bairros realizam missas de ação de graça dedicadas à santa.

As comemorações na capital alagoana seguem com a realização de duas procissões que devem percorrer os bairros do Trapiche e Tabuleiro do Martins. A Arquidiocese de Maceió espera que milhares de devotos compareçam os festejos comemorativos a data. A concentração está marcada para as 16h, nas paróquias de São José, no Trapiche e Nossa Senhora de Aparecida, no Conjunto Inocoop, no Tabuleiro do Martins.

Em 1717, a imagem da santa foi encontrada por pescadores enquanto tentavam apanhar uma grande quantidade de peixe no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Ao lançar as redes, os homens ‘pescaram’ o corpo da imagem, em seguida, a cabeça. A santa batizada de Nossa Senhora Aparecida era feita de barro escuro. Segundo a lenda, após encontrarem a imagem, os pescadores conseguiram encher os barcos de peixes. Assim sendo proclamado o primeiro milagre.

A única santa negra do país foi legitimada padroeira do Brasil em 1930 após um decreto do papa Pio XI. No entanto, o deputado Victorio Galli apresentou à Câmara o projeto de lei nº 2623, que alterava a Lei nº 6802, de 30 de junho de 1980, sobre o feriado santo. Para Galli, a homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos brasileiros católicos apostólicos romanos, discrimina as demais religiões.