Com o Grêmio, São Paulo e Cruzeiro vencendo nesta 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tinha a obrigação de somar três pontos contra o Atlético-MG, neste sábado, no Maracanã, para retornar ao G4 da competição e voltar a sonhar com o hexacampeonato. Mas não conseguiu.
Atacando de forma desordenada e sem apresentar padrão de jogo a equipe rubro-negra não conseguiu furar a defesa mineira, cedeu espaços e acabou derrotada por 3 a 0, com gols de Castillo, Renan Oliveira e Leandro Almeida.
Com o resultado, o Rubro-Negro permanece com 49 pontos e segue na quinta colocação, enquanto o Galo, por sua vez, sobe para 37 pontos, apesar de manter o 12º lugar.
O JOGO
A partida começou muito pegada e concentrada no meio-campo devido aos erros das duas equipes, que se estudavam em campo. Mas em menos de quatro minutos, o Flamengo já havia chegado ao gol adversário, quando Léo Moura levantou a bola na área atleticana e a defesa conseguiu o corte.
Na tentativa de furar o bloqueio mineiro, o Rubro-Negro cedia espaços ao Galo, que ameaçou por duas vezes seguidas. A principal delas com Castillo, aos 25, que recebeu na ponta direita e cruzou rasteiro para Pedro Paulo chegar batendo e obrigar Bruno a fazer grande defesa.
Apesar de Marcelinho Paraíba ter aproveitado cruzamento de Léo Moura para cabecear no travessão, aos 27 minutos, quem abriu o placar foi o Atlético-MG, quatro minutos depois, com o atacante boliviano Castillo, que aproveitou rebatida da defesa rubro-negra após chute de Renan Oliveira para emendar um lindo chute e fazer o seu primeiro gol no campeonato.
O gol saiu no momento em que o Flamengo se abria para tentar o ataque. Insatisfeito com a atuação de Kleberson, o técnico Caio Júnior realizou a primeira alteração da partida ao colocar Eric Flores no lugar do volante. Daí até o fim da etapa a equipe mineira aproveitou a necessidade rubro-negra de atacar para jogar nos contra-ataques.
– O time tentou colocar um ritmo mas acabamos levando o gol. Perdemos muitas bolas bobas. Vamos tentar acertar para empatar o jogo no segundo tempo – disse Toró, na saída para o intervalo.
Na volta do intervalo, o Rubro-Negro veio desordenadamente para cima do Galo nos 15 primeiros minutos, mas sem conseguir passar pela marcação mineira, o que desencadeou uma irritação por parte dos jogadores. O castigo não demorou: cinco minutos depois, Pedro Paulo puxou rápido contra-ataque e deixou Renan Oliveira na cara do gol. O atacante esperou Bruno escolher o lado e bateu no canto direito para ampliar a vantagem atleticana.
Perdido em campo, o Flamengo continuou cedendo espaços, tanto que aos 29 minutos, Márcio Araújo recebeu na área e chutou cruzado. Bruno falhou e soltou a bola nos pés do zagueiro Leandro Almeida, que apenas empurrou para o fundo das redes, decretando números finais à partida.
Na próxima rodada, o Flamengo terá o clássico diante do Vasco, no Maracanã, dia 19, enquanto o Atlético-MG encara o Cruzeiro, no Mineirão, no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 0 X 3 ATLÉTICO-MG
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 11/10/08 – 18h20
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Renda/público: R$ 1.545,250 / 77.387 pagantes
Cartões Amarelos: Sambueza e Jaílton (FLA); Pedro Paulo, Rafael Miranda e Juninho (ATL)
GOLS: Castillo, 31’/1ºT (0-1); Renan Oliveira, 20’/2ºT (0-2); Leandro Almeida, 29’/2ºT (0-3)
FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Dininho, Ronaldo Angelim e Sambueza; Jailton, Toró, Kleberson (Eric Flores, 37’/1ºT) e Ibson (Maxi Biancucchi, 16’/2ºT)); Marcelinho Paraíba e Vandinho (Obina, 25’/2ºT). Técnico: Caio Júnior.
ATLÉTICO-MG: Juninho, Sheslon, Marcos, Leandro Almeida e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Elton (Rafael Miranda, 14’/2ºT) e Pedro Paulo (Tchô, 31’/2ºT); Renan Oliveira (Petkovic, 34’/2ºT) e Castillo. Técnico: Marcelo Oliveira.