Manifestação conta com a distribuição de bolo e encenação sobre a atual situação dos bancários.
Bancários em greve desde a semana passada realizam nesta segunda-feira, 13, mais um protesto. Desta vez, a manifestação é alusiva ao aniversário de 200 anos do Banco do Brasil.
A manifestação conta com a distribuição de bolo e encenação sobre a atual situação em que os bancários se encontram. Para o movimento, no aniversário de 200 anos não há motivos para comemorar e sim para protestar, pois – segundo o Sindicato dos Bancários – a empresa abandonou o papel de banco público para buscar o lucro a qualquer custo.
Durante o ato, em frente à sede do Banco do Brasil da Rua do Livramento, os grevistas reproduzem cenários de escravidão – que eles afirmam estarem sendo submetidos. Os quase 100 manifestantes querem chamar a atenção da população para os problemas nos bancos.
Segundo o presidente do sindicato, Edmundo Saldanha, a greve continua uma vez que não houve avanço nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). “Neste sábado o movimento nacional teve reunião com a Fenaban, mas não houve avanço. Estamos aguardando nova reunião para tentar resolver o impasse”, explicou.
Os bancários estão em greve desde o dia 8 de outubro. Eles reivindicam aumento real nos salários de 5%, melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), elevar os pisos de ingresso e criar um Plano de Cargos e Salários (PCS). Os banqueiros também querem reduzir antigas conquistas da categoria nas cláusulas que tratam do auxílio-creche, vale-transporte e estabilidade pré-aposentadoria.